Fundo contra doenças infeciosas: doadores públicos e privados ajudam com 12,62 mil milhões de euros

10/10/2019

Doadores públicos e privados comprometeram-se a contribuir com 12,62 mil milhões de euros para o Fundo Global para o Combate ao VIH/Sida, Tuberculose e Malária (Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria), anunciou hoje, em Lyon, o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Os organizadores da conferência, realizada nesta cidade francesa, tinham fixado em 12,07 mil milhões de euros o montante a angariar para a erradicação da sida, da tuberculose e da malária até 2030, doenças que causam quase três milhões de mortes por ano.

Emmanuel Macron avançou ainda que a verba deve poder ser levantada nas próximas semanas.

O Presidente francês já tinha anunciado um aumento de 15% na contribuição da França para o Fundo Global para o Combate ao VIH/Sida, Tuberculose e Malária ao longo de três anos. A contribuição atual da França é de 980 milhões euros em três anos.

Portugal aumentou, este ano, o apoio a este programa através de uma contribuição financeira no valor de 750 mil euros, por parte dos Ministérios da Saúde e dos Negócios Estrangeiros, para o sexto ciclo do plano, ou seja, até 2022.

O Fundo Global recebe e investe aproximadamente quatro mil milhões de dólares por ano para apoiar programas administrados por especialistas locais nos países e comunidades mais necessitados, representando cerca de dois terços do total do financiamento internacional para a tuberculose e malária e 20% do financiamento internacional para a sida.

Fonte: LUSA

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Combate ao VIH, tuberculose e malária