Investir em Saúde: Vencedores da 4.ª edição da iniciativa foram conhecidos no dia 2

11/10/2019

A 4.ª edição da iniciativa «Investir em Saúde | Financiar anos de vida», que visa  promover a reflexão em torno do investimento em saúde, promovida pela Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, e o Jornal de Negócios, teve lugar no dia 2 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, entre as 9 e as 13 horas.

A iniciativa que conta com o apoio institucional da APAH – Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares distinguiu os melhores trabalhos científicos e não científicos com o objetivo de reconhecer e premiar as boas práticas na área da saúde.

Em 2019, os vencedores dos trabalhos candidatos, enquadrados nas seguintes categorias, foram:

  • (I) Organização de Hospitais
    • Centro de Cirurgia Bariátrica Value-Based,  Hospital Distrital de Santarém
  • (II) Value-Based Healthcare
    • Melhoria do circuito do doente cirúrgico – metodologia Lean Management no Bloco Operatório, Centro Hospitalar de Setúbal
  • (III) Modelos Centrados no Doente
    • Telemonotorização de doentes com insuficiência cardíaca crónica, Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

Relativamente ao projeto do Hospital Distrital de Santarém, o hospital destaca que, considerando que a população mundial é superior a 7 biliões, que 51,6% da população na União Europeia tem excesso de peso (em Portugal, 53,6%), que 4 milhões de mortes em 2015, resultaram desta patologia, que estão envolvidos elevados custos diretos e indiretos para a sociedade (Portugal, 2002, 500 m€), o Centro de Cirurgia Bariátrica posiciona-se como um catalisador na otimização do processo, contribuindo para a solução deste flagelo.

Foram tratados cerca de 450 doentes/ano e intervencionados cerca de 100 doentes/ ano, com uma equipa dedicada e com parcerias / partilha de risco. Foi e continua a ser possível, assegurar mais qualidade e melhor acesso destes doentes, melhorando os outcomes e diminuindo os custos, conclui o Hospital Distrital de Santarém.

De acordo com a organização, «para acomodar a inovação, acautelando a sustentabilidade dos sistemas de saúde, é fundamental medir e valorizar resultados que sirvam de base em modelos de financiamento». Este foi o mote de uma reflexão alargada entre peritos e decisores que trouxeram para a discussão diferentes visões e experiências do setor da Saúde em Portugal.

Para saber mais, consulte: