Nomeação de Vogais do Conselho Clínico e de Saúde do ACES do Tâmega III – Vale do Sousa Norte – ARS Norte


«Deliberação n.º 1076/2019

Sumário: Designação de vogais do Conselho Clínico e de Saúde do ACES do Tâmega III – Vale do Sousa Norte.

Nos termos do previsto nos artigos 25.º e 29.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, na última redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro, tendo por base a proposta do Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES do Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Dr. André Ribas Ribeiro, por deliberação de 23 de maio de 2019 do Conselho Diretivo da ARS do Norte, IP, foram designados os profissionais abaixo identificados como Vogais daquele órgão, pelo período de 3 anos, a produzir efeitos à data da deliberação, atendendo a que reúnem as qualificações adequadas para o exercício das funções inerentes ao cargo, conforme notas curriculares em anexo:

(ver documento original)

Nota Curricular

Ana Rita da Costa Gomes

Data de nascimento: 18/05/1987

Naturalidade: S. Martinho de Bougado – Santo Tirso

Formação pré-graduada

Ensino secundário no Externato Ribadouro, Porto, concluído em 2005.

Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, de 2005-2011.

Experiência profissional

Médica Interna do Ano Comum no Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E. – Unidade de V. N. de Famalicão e de Santo Tirso, e no ACeS Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa, 2012.

Médica Interna da Especialidade de Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública do ACeS Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa, de janeiro de 2013 a abril de 2017.

Médica com o grau de Especialista em Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública do ACeS Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa, de abril de 2017 a maio de 2018.

Consulta do Viajante no Centro de Vacinação Internacional do Porto – Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, de agosto de 2017 até à data.

Médica com o grau de Assistente de Saúde Pública, Delegada de Saúde na Unidade de Saúde Pública do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte. Responsável pelo Centro de Diagnóstico Pneumológico; Responsável pela área da Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis; Coordenadora Local do SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), de maio de 2018 até à data.

Vogal suplente na Junta Médica de Avaliação de Incapacidade n.º 21 na Unidade de Saúde Pública do ACeS Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa, de agosto de 2018 até à data.

Formação pós-graduada

Curso de Especialização em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, de janeiro de 2014 a janeiro de 2015.

Curso de Medicina das Viagens e de Populações Móveis na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Centro Hospitalar S. João, de fevereiro a abril de 2015.

Curso Tuberculose no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, de janeiro a abril de 2016.

Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) atribuído via Formação Pedagógica Inicial de Formadores na Knowit – Consultoria, Formação e Tecnologia, SA, no Porto, concluído em 05/08/2017.

Membros sociedades/Outros

Inscrita na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, desde 2011.

Sócia da Associação Nacional de Médicos de Saúde Publica, desde 2016.

Sócia Fundadora e Presidente do Conselho Fiscal da “Dar de Nós” – Associação Portuguesa de Cuidadores Informais, de abril de 2017 a maio de 2019.

Inscrita no Colégio da Especialidade de Saúde Pública, desde 2017.

Sócia da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante, desde 2017.

Revisora Científica da AIMGF Magazine, desde 2018.

Nota Curricular

Benvinda de Jesus Maia Fernandes Ribeiro

Data de nascimento: 20/06/1965

Naturalidade: Santo Tirso

Categoria Profissional: Enfermeira Chefe – Cédula profissional da OE n.º 4-E-33484

Formação académica/profissional relevante

Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Administração em Enfermagem e Pedagogia Aplicada à Enfermagem | Escola Superior de Enfermagem, Cidade do Porto 1992.

Curso Formação Técnicas de Negociação na Gestão de Equipas de Trabalho | ARS Norte 2011.

Curso de Formação em Enquadramento e Metodologias de Acompanhamento e Avaliação de Equipas | ARS Norte 2012.

Curso de Formação Gestão da Qualidade em Saúde | ARS Norte 2012.

Curso Implementação do SIADAP – Carreira Especial Enfermagem | ARS Norte 2012 e 2015.

Curso de Formação Plano de Acompanhamento Interno| ARS Norte 2017.

Curso de Dinâmicas de Liderança para a Saúde | ARS Norte ARS Norte 2018.

Experiência profissional relevante

Vogal de Enfermagem do CCS do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, em outubro/12 e Vogal de Enfermagem do CCS Presidente da Direção de Enfermagem desde outubro/15.

Enf.ª Chefe desde março/2004, com experiência na gestão de serviços da área hospitalar e da área dos CSP.

Elemento da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente – ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte.

Colaboradora na ERA – ARS Norte nas equipas de auditoria a USF Modelo B, desde 2015.

Membro das comissões organizadoras/científicas nas seis edições das Jornadas da Saúde em Contextos Educativos do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte e de múltiplos eventos científicos.

Palestrante e moderadora convidada em vários eventos científicos.

Autora e coautora de trabalhos, apresentados em comunicações livres, pósteres e artigos.

Membro da Unidade Coordenadora Funcional da Saúde da Mulher e da Criança (UCF) e da Diabetes (UCFD).

Representante do ACeS em alguns eventos e órgãos da comunidade.

Instrutora de processos de inquérito em 2011 e 2017/18, no ACeS.

Júri de concursos para Enfermeiros – Vogal efetiva – ARS Norte em 2010/13 e Presidente de Júri e vogal efetiva em vários concursos, anteriormente, enquanto Enfª. Chefe do H. S. Gonçalo – Amarante.

Colaboradora em várias escolas de Enfermagem, na orientação de estágios e ensinos clínicos, na realização de trabalhos de investigação, tendo lecionado conteúdos programáticos para o CEESMO da UTAD, em março/12.

Interlocutora do ACeS para os estágios não Médicos.

Responsável pela Implementação do projeto da ECCI Felgueiras e da UCC Felgueiras e coordenadora da UCC Felgueiras | dezembro/10 a setembro/12.

Elemento do Departamento de Formação do H.S. Gonçalo e Formadora em Serviço | 2003 a 2006.

Nota Curricular

Soraya da Cruz Bernardo

Data de nascimento: 04.05.1976

Formação académica

Mestrado em Nutrição Clínica, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em maio de 2013.

Licenciatura em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em janeiro de 2001.

Categoria Profissional

Carreira: Técnica Superior de Saúde – ramo de Nutrição

Categoria: Assistente de Saúde

Experiência Profissional

Desde 28.12.2007 até à data, desempenha as funções inerentes à carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – ramo Nutrição, no Aces Tâmega III – Vale do Sousa Norte, nomeadamente: Consulta de Nutrição; Consulta de Nutrição domiciliária no âmbito da ECCI; atividades de Saúde Escolar e Comunitária; participa em Projetos/Programas locais, nacionais e europeus; orienta estágios académicos; integra a Comissão Organizadora das Jornadas do ACeS; participa na formação acreditada aos professores em colaboração com os Centros de Formação da área abrangente e é vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS (desde 30.10.2015).

De 09.2005 a 10.2007, desempenhou funções como Nutricionista na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, nomeadamente nos Centros de Saúde da Sra. da Hora, S. Mamede de Infesta e Matosinhos.

De 08.2004 a 09.2005, foi responsável pela elaboração de ementas e formação aos manipuladores de alimentos em escolas do concelho da Maia.

De 11.2003 a 07.2004, desempenhou funções como Nutricionista no Centro de Saúde de Águas Santas, ACeS Maia Valongo.

Atividades científicas

Participou em Comunicações orais de Jornadas/Congressos, tem publicações científicas; Participou em trabalhos de investigação, participou como arguente em júris de estágios académicos e participou em várias formações internas/externas e Congressos/ Jornadas.

26/09/2019. – O Vogal do Conselho Diretivo, Dr. Ponciano Manuel Castanheira de Oliveira.»