CHUC avalia cuidados de enfermagem: desempenho excelente em 19 serviços

17/10/2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) apresentou na quarta-feira, dia 16 de outubro, os dados da «Avaliação da Qualidade de Cuidados de Enfermagem Hospitalares», fruto de um projeto que visa melhorar a qualidade dos serviços prestados aos doentes/utentes.

O período em avaliação decorreu entre março e julho 2019, perfazendo um total de 245 processos de auditoria em 49 serviços do CHUC, com doentes elegíveis para a aplicação do instrumento de avaliação adotado, «doentes dependentes».

Em comunicado, o CHUC afirma que «a meta preconizada para o ano de 2019 foi atingida pela maioria dos serviços. Salientamos também que 19 destes serviços atingiram um desempenho excelente, superior a 90%, e que há uma franja elevada de serviços que tende a aproximar-se deste valor.  O Índice de Qualidade Institucional foi de 88,22%.»

A reflexão incidiu sobre o índice de qualidade parcial por necessidade; desempenho por necessidade e fase do Processo de Enfermagem (PE); índice de qualidade parcial por fase do PE; e, por fim, o índice de qualidade global por serviço e institucional.

Na análise do quadro Índice de Qualidade Parcial por necessidade, constata-se que o índice de qualidade com desempenho excelente surge nas necessidades de respiração, alívio do sofrimento, e integridade física, exercício e mobilidade (97,23%, 96,26% e 91,32% respetivamente).

Com menor nível de concretização, surgem as necessidades de alimentação e eliminação (75,85% e 84,76%). Com um desvio padrão elevado, importa acrescentar o facto de que houve serviços que atingiram níveis de concretização ótimos (100%), e outros que necessitam de grande incremento.

Em relação ao Índice de Qualidade por fases do Processo de Enfermagem, os dados revelam que se obteve um nível de concretização mais elevado na execução (97,44%) e planeamento (95,63%). Embora haja desempenhos excelentes de 100% em todas as fases, os dados revelam que é a fase de avaliação que apresenta um índice de qualidade mais baixo (73,86%).

Para a enfermeira diretora do CHUC, Áurea Andrade, «os indicadores explanados evidenciam a forma como os enfermeiros concebem, agem e avaliam a sua prática de cuidados, decorrente da sua tomada de decisão autónoma.»

Áurea Andrade prossegue dando nota de que «as oportunidades de melhoria da qualidade só podem ser identificadas pela monitorização e avaliação da performance, e esta supõe, por sua vez, a existência de indicadores cientificamente validados e o envolvimento de todos, nos processos.»

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/