Humanizar as relações hospitalares: Profissionais do CHVNGE usam crachás com o seu nome para «eliminar barreiras»

17/10/2019

Os profissionais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), no distrito do Porto, começaram a usar crachás com a mensagem «Olá, o meu nome é» para humanizar a sua relação com os colegas e doentes.

A campanha «Olá, o meu nome é» tem por objetivo «dar a conhecer» todos os profissionais que trabalham na unidade de saúde, independentemente das suas funções, com a colocação de um crachá nas suas roupas e com a divulgação, nas redes sociais do hospital, de fotografias e vídeos com a apresentação de cada um deles.

O que se pretende com esta iniciativa simples é humanizar as relações hospitalares, quer entre os profissionais, quer entre estes e os doentes e derrubar barreiras. Ao apresentarem-se com o nome próprio e sem títulos ou categorias, os profissionais mostram o seu lado mais humano e, com isso, mudam comportamentos.

De acordo com o CHVNG/E, esta ideia não é original, sendo inspirada numa campanha similar existente no Reino Unido,

Recorde-se que em 4 de setembro foi assinado o compromisso de humanização entre quase todos os hospitais do país, em Vila Nova de Gaia, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido .

Na altura, a Ministra da Saúde afirmou que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tinham de definir, num prazo de três meses, um plano de ação para implementar projetos dedicados à humanização dos cuidados prestados.

Este programa foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para a Humanização Hospitalar, que foi criado pela Coordenação para a Reforma do Serviço Nacional Saúde (SNS) na Área dos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Visite:

Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho  – http://www.chvng.pt/