Dia Mundial da Osteoporose: ULS Guarda assinalou a data com sessão de esclarecimento

21/10/2019

«A osteoporose não é nenhum quebra cabeças, mas pode quebrar os seus ossos!» deram o mote à sessão de esclarecimento promovido pela Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda para assinalar o Dia Mundial Dia Mundial da Osteoporose, assinalado anualmente em 20 de outubro.

De acordo com a ULS, na data, os profissionais do Programa TOMBO fizeram uma sessão de esclarecimento para utentes e profissionais da ULS, organizaram uma caminhada pelo Parque da Saúde e terminaram em formatura no jardim interior do Hospital Sousa Martins.

A osteoporose é uma doença metabólica em que os ossos se vão tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fratura, em particular na anca, coluna vertebral e membros superiores.

Afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo e só em Portugal atinge mais de 800 mil pessoas.  A osteoporose é causa de fraturas graves, como as fraturas do fémur e das vértebras, que resultam em dor e sofrimento ou perda de qualidade de vida.

A osteoporose pode e deve ser prevenida!

Para melhorar a saúde dos nossos ossos devemos praticar regularmente exercício físico, nomeadamente caminhadas, e optar por uma alimentação saudável e variada.
A prevenção passa também por estabelecer um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado quando necessário.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias