A Minha Invisível Esclerose Múltipla: CHUC acolhe exposição que vai percorrer 12 distritos até 2020

23/10/2019

O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra acolhe, até ao dia 24 de outubro, a exposição itinerante «A Minha Invisível Esclerose Múltipla».

Organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, a exposição foi inaugurada ontem, dia 21 de outubro, no átrio dos Hospitais da Universidade de Coimbra, integrado no CHUC, e contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Fernando Regateiro, e de responsáveis da Delegação de Coimbra da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e também da Câmara Municipal de Coimbra.

«A Minha Invisível Esclerose Múltipla» apresenta 12 painéis sobre os sintomas mais comuns da Esclerose Múltipla e que vai percorrer 12 distritos de Portugal, até maio de 2020.

Os sintomas da esclerose múltipla colocam grandes desafios ao doente, e esta mostra permitirá aos visitantes compreender melhor cada sintoma, conhecer testemunhos na primeira pessoa, e ainda experienciar o que sente um doente com Esclerose Múltipla.

Algumas das experiências que os visitantes poderão vivenciar, de acordo com a realidade de um doente com esclerose múltipla, prendem-se com tentar pegar numa caixa de cereais mais pesada que o normal, abotoar uma camisa com luvas de borracha, usar umas barbatanas para caminhar ou procurar ler o rótulo de uma embalagem com letras distorcidas. Cada exposição procura colocar em destaque um dos 12 sintomas.

A exposição foi inaugurada a 30 de maio de 2019, no Dia Mundial da Esclerose Múltipla, no Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Para saber mais, consulte:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/