Hospital São João vai criar comunidade de cuidados paliativos

paliativos_sns

24/10/2019

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai criar uma comunidade de cuidados paliativos que, numa primeira fase, vai sensibilizar e capacitar a sociedade para o tabu da morte.

De acordo com a Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHUSJ, Edna Gonçalves, o objetivo deste projeto intitulado «Porto Cidade Compassiva – Porto Oriental Comunidade Compassiva», que venceu o concurso «Portugal Compassivo – Laços Que Cuidam», promovido pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (ACAP), no âmbito das celebrações do mês aos Cuidados Paliativos, com o mote «Dar Voz a Quem Cuida»quer, além de sensibilizar a sociedade para esta temática, alertá-la para a necessidade de ajudar a cuidar das pessoas com necessidades paliativas que estão em casa, referiu.

A sensibilização da comunidade passa pela realização de encontros, workshops e ações diversas, explicou Edna Gonçalves. «Numa segunda fase, pretende-se com esta iniciativa criar uma rede de suporte na comunidade para cada utente, no sentido de lhe ser prestado auxílio, nas suas tarefas diárias, de modo a atenuar o seu isolamento e sofrimento. Esta é uma questão cada vez mais premente dado o envelhecimento crescente da população portuguesa e o custo para a sociedade de internamentos clinicamente desnecessários», realçou a Diretora.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de São João – http://portal-chsj.min-saude.pt/