CHUCB | Seminário Cuidadores Informais: Hospital Pêro da Covilhã acolhe o encontro dia 8 de novembro

25/10/2019

O Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, acolhe, no dia 8 de novembro, o 1.º Seminário de Cuidadores Informais da Cova da Beira.

O encontro, promovido pelo Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), que visa refletir sobre os desafios da hospitalização domiciliária e o papel dos cuidadores informais no seio deste processo, tem como destinatários cuidadores informais, profissionais de saúde, estudantes, colaboradores de entidades públicas e privadas prestadoras de cuidados, instituições de solidariedade social e demais interessados.

De acordo com o centro hospitalar, o seminário pretende também consciencializar profissionais de saúde e comunidade em geral, para as necessidades e constrangimentos que se colocam diariamente aos cuidadores informais, aos quais é atribuída uma grande responsabilidade e a realização de tarefas complexas. Tarefas essas, para as quais, na grande maioria dos casos, não têm formação ou qualquer tipo de apoio e orientação, acarretando-lhes uma sobrecarga psicológica, física, social e financeira, prejudicial à saúde e qualidade de vida dos próprios, bem como daqueles de quem cuidam.

À luz destas e outras questões, especialistas na matéria vão apresentar uma análise à realidade vivenciada pelos Cuidadores Informais da Cova da Beira, focar os direitos e desafios dos cuidadores informais, com base no enquadramento legal do estatuto do cuidador informal em Portugal e avaliar a pertinência das medidas políticas, que no momento estão a ser equacionadas quer a nível central, quer local, em torno desta matéria e dos desafios societais que alavancam.

A formação certificada, pelo Serviço de Ensino e Formação do CHUCB, conta com a colaboração da Associação Nacional de Cuidadores Informais.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala. Os interessados podem fazê-lo através:

Para saber mais, consulte: