13.ª edição da “International Food Data Conference” com mais de 150 participantes

imagem do post do 13.ª edição da “International Food Data Conference” com mais de 150 participantes

29-10-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a rede internacional INFOODS (International Network of Food Data Systems), promoveu, entre 15 e 18 de outubro, a 13ª edição da International Food Data Conference (IFDC 2019), subordinada ao tema “Challenges for Food Databases in the Bioinformatics Era”. O eventou reuniu nas instalações do INFARMED, em Lisboa, mais de 150 participantes de 40 países.

Durante os três dias da IFDC 2019 foram apresentados um total de 55 comunicações orais e mais de 100 comunicações em painéis, abordando temas tão diversos como atividades nacionais e internacionais associadas à produção de tabelas e bases de dados da composição de alimentos, metodologia e divulgação de dados, novas abordagens e novas bases de dados, novos dados nutricionais e novos dados de composição em géneros alimentícios, métodos analíticos e conformidade, epidemiologia nutricional e cálculo de nutrientes em diferentes receitas, entre outros.

À semelhança das anteriores conferências dedicadas ao desenvolvimento das Tabelas de Composição de Alimentos (TCA), a edição deste ano teve como principal objetivo a reflexão e discussão sobre os novos desafios com que se deparam as TCA na era da bioinformática. Além de integrar a comissão organizadora, o Instituto Ricardo Jorge apresentou também diversos trabalhos sobre a caracterização nutricional, aspetos computacionais das tabelas e bases de dados da composição de alimentos e a atualização/desenvolvimentos de sistemas/soluções informáticas.

Enquadrada nas comemorações do 120º aniversário do Instituto Ricardo Jorge, a conferência, que recebeu o Alto Patrocínio do Presidente da República, incluiu ainda uma mesa-redonda sobre a origem e história das tabelas de composição de alimentos, integrada por membros das equipas das mais prestigiadas tabelas de composição mundiais, tendo também sido prestada uma homenagem ao Professor Gonçalves Ferreira, o pioneiro da TCA portuguesa, revelando-se alguns documentos inéditos nomeadamente os seus cadernos laboratoriais de apontamentos, elaborados durante os ensaios analíticos dos alimentos.

Os resumos da IFDC 2019 podem ser consultados aqui, onde também pode ser encontrado um álbum de fotografias do evento e do programa social, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Palmela. A próxima conferência da IFDC terá lugar em 2021, em Pequim, e será dedicada ao tema “Health Value Chain on Food Composition Data in the New Era”.