Gripe: até ao final da semana passada vacinaram-se 430 mil pessoas

29/10/2019

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) já administrou mais de 430 mil doses de vacina contra a gripe o que traduz, até agora, um número acima do registado na mesma altura no ano passado. O balanço foi hoje feito pela Direção-Geral da Saúde, que adiantou que até final da semana passada foram administradas 430 mil doses no SNS, onde a vacina é gratuita para grupos de risco, como pessoas a partir dos 65 anos, alguns doentes crónicos e pessoas em lares.

Até final da semana passada vacinaram-se mais 30 mil pessoas do que no mesmo período do ano passado. A Direção-Geral da Saúde reforça a importância da vacinação nos grupos de risco, incluindo os profissionais de saúde.

Este ano o SNS tem 1,4 milhões de doses de vacina da gripe para administração gratuita, a que se juntam cerca de 600 mil disponíveis nas farmácias para compra mediante receita e com comparticipação estatal. As vacinas administradas este ano são pela primeira vez tetravalentes, o que significa que têm proteção para quatro tipos de vírus, o que aumenta a probabilidade de abrangência e cobertura da vacina.

Fonte: Lusa

Visite:

Direção-Geral de Saúde – http://www.dgs.pt


António Sales vacina-se contra a gripe

29/10/2019

Secretário de Estado apelou à vacinação de todos os que são considerados grupo de risco

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, acompanhado pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, vacinou-se esta tarde contra a gripe no centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa.

O governante, que também é médico, salientou o investimento efetuado este ano na vacinação contra a gripe. “O Estado mais do que duplicou este ano o investimento em vacinas, passando para mais de 11 milhões de investimento para a mesma quantidade de vacinas do que no ano passado”, adiantou explicando que as vacinas administradas este ano são pela primeira vez tetravalentes, o que significa que têm proteção para quatro tipos de vírus, o que aumenta a probabilidade de abrangência e cobertura da vacina.

O Secretário de Estado da Saúde deixou, por isso, um apelo à vacinação por todos os que estão abrangidos pela população considerada grupo de risco, para quem a vacinação é gratuita, nomeadamente profissionais de saúde, pessoas com mais de 65 anos, alguns doentes crónicos e pessoas em lares.

Este ano o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem 1,4 milhões de doses de vacina da gripe para administração gratuita, a que se juntam cerca de 600 mil disponíveis nas farmácias para compra mediante receita e com comparticipação estatal.