Instituto Ricardo Jorge participou em jornadas sobre acesso a cuidados de saúde da população migrante na região do Alentejo

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em jornadas sobre acesso a cuidados de saúde da população migrante na região Alentejo

29-10-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia (DEP), participou, dia 17 de outubro, nas Jornadas “Acesso aos Cuidados de Saúde da População Migrante” na Região Alentejo. Organizadas pela Administração Regional de Saúde do Alentejo, as jornadas tiveram como finalidade a reflexão conjunta sobre a garantia da equidade no acesso e utilização da população migrante aos serviços de saúde.

O Instituto Ricardo Jorge foi responsável por apresentar uma comunicação oral, da autoria de Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública no DEP, intitulada “Visão geral de Saúde Pública – Doença/Saúde e bem-estar”. O evento, que contou com a participação de especialistas nacionais e regionais, permitiu debater questões relativas ao estado de Saúde destas populações, possibilitando desmistificar algumas questões associadas ao fenómeno migratório.

O acesso à Saúde foi o aspeto central destas Jornadas, tendo sido exploradas as dificuldades e potencialidades do Serviço Nacional de Saúde, face ao crescente número de migrantes em Portugal e no Alentejo em particular, encontrando-se estes em diferentes situações – refugiados, migrantes regulares, migrantes irregulares, entre outros. A questão dos refugiados foi alvo de uma atenção especial, tendo as Jornadas a participação de Entidades que os apoiam, bem como dos próprios migrantes.

Estas jornadas foram organizadas no seguimento do relatório com recomendações de melhoria para a região Alentejo, no âmbito do projeto “Promover a Integração através da Equidade em Saúde”, que decorreu entre setembro de 2017 e setembro de 2018, desenvolvido pela ARS Alentejo em parceria com a Organização Internacional para as Migrações, no sentido de promover estratégias para a equidade no acesso e utilização dos cuidados de saúde da população migrante na região Alentejo.