CHBM | Aumento da atividade assistencial: mais consultas, cirurgias, sessões de hospital de dia e partos

30/10/2019

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) registou, no terceiro semestre de 2019, um crescimento nas principais linhas de atividade assistencial, tendo efetuado mais consultas, cirurgias, sessões de hospital de dia e mais partos. Registou, ainda, um incremento dos atendimentos assegurados no Serviço de Urgência Geral e a estabilização do número total de doentes internados.

Entre janeiro e setembro de 2019 realizaram-se 136.894 consultas médicas, uma subida de 6,3% em comparação com igual período do ano passado. Destas, 34.735 foram consultas de primeira vez e 102.159 consultas subsequentes, representando um crescimento de 10,5% e 5% respetivamente, comparativamente ao período homologo de 2018. Destaque para as especialidades de Oftalmologia, Neurologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Geral, onde se verificou um aumento superior a 15%.

Na área cirúrgica realizaram-se 9.580 intervenções cirúrgicas entre janeiro e setembro de 2019, mais 12,4% do que em igual período do ano passado, evolução bastante positiva verificada quer nas cirurgias convencionais, quer no ambulatório. Saliente-se a efetiva aposta na ambulatorização cirúrgica de que resultou um incremento de 21,4% na cirurgia de ambulatório, em comparação com idêntico período de 2018.

O CHBM continua assim a melhorar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, concretamente nas áreas da consulta e cirurgia, onde se prossegue a redução dos tempos médios de espera, evolução esta que consolida os resultados obtidos nos últimos anos e que coloca o CHBM como Instituição cumpridora dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) estabelecidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). De referir que o tempo médio de espera para consulta em dezembro de 2018 era de 90 dias, sendo atualmente de 77 dias. Por seu turno, o tempo médio de espera para cirurgia em dezembro de 2018 era de 138 dias, sendo atualmente de 130 dias.

Na área dos Hospitais de Dia registaram-se 17.557 sessões entre janeiro e setembro de 2019, o que representa um aumento de 8,4% comparativamente a igual período do ano passado, com destaque para as especialidades de Autoimunes, Imunohemoterapia, Urologia e Psiquiatria no Hospital do Montijo. O número de partos também cresceu 3,9% em comparação com o período homólogo, tendo o CHBM registado 1.139 partos até ao final de setembro último.

Nos serviços de Urgência (geral, pediátrica, obstétrica e ginecológica, e básica) o número de atendimentos subiu 3%, com 116.207 atendimentos entre janeiro e setembro do presente ano. A afluência incremental aos Serviços de Urgência, em especial ao Serviço de Urgência Médico-cirúrgica do Hospital do Barreiro (+7,6% relativamente a 2018) em contexto da redução do número de utentes sem médico de família no ACES Arco Ribeirinho mereceu também reflexão, concluindo-se pela necessidade de intensificar o trabalho de articulação entre as duas Instituições, no sentido de incrementar e robustecer o contributo fundamental dos cuidados de saúde primários, em especial nas situações em que os utentes recorrem ao serviço de urgência não carecendo verdadeiramente de cuidados urgentes ou emergentes.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo – http://www.chbm.min-saude.pt/