Instituto Ricardo Jorge coorganizou segundo Workshop de Biomonitorização Humana (2nd HBM-Pt) em Portugal

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge coorganiza segundo Workshop de Biomonitorização Humana (2nd HBM-Pt) em Portugal

31-10-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge coorganizou a segunda edição do Workshop de Biomonitorização Humana em Portugal, que decorreu, dia 25 de outubro, em Lisboa, no auditório da Agência Portuguesa do Ambiente. Subordinado ao tema “HBM: assessing exposure for a healthier future in Portugal”, o evento teve como principal objetivo reunir investigadores, reguladores e restantes stakeholders de forma a contribuir para o debate sobre a aplicação da biomonitorização humana nas políticas de saúde e ambiente, bem como na avaliação de risco para a saúde.

O 2nd HBM-Pt foi promovido pelo Portuguese National Hub for Human Biomonitoring (formado pelo Instituto Ricardo Jorge, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Direção-Geral da Saúde, Agência Portuguesa do Ambiente, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa) e pretendeu divulgar as atividades desenvolvidas no projeto europeu HBM4EU, bem como outras atividades de biomonitorização a decorrer no panorama nacional.

Coordenado pela Agência Federal do Ambiente Alemã e financiado no âmbito do programa europeu Horizonte 2020, o HBM4EU (European Human Biomonitoring Iniciative) é um consórcio europeu que conta com a participação de 30 países e da Comissão Europeia. Esta iniciativa tem por objetivo utilizar a biomonitorização humana para avaliar a exposição humana a substâncias químicas, com vista a uma melhor compreensão dos impactos associados na saúde e à melhoria da avaliação dos riscos químicos.

A biomonitorização humana sustenta a avaliação da exposição humana a substâncias químicas mediante a medição dessas mesmas substâncias ou dos seus metabolitos ou marcadores de efeitos nos fluidos ou tecidos do organismo. Ao nível do indivíduo, os dados da biomonitorização humana permitem tomar decisões mais informadas no que respeita a tratamentos médicos ou orientações relativas à necessidade de reduzir os níveis de exposição.

A iniciativa HBM4EU recorre a exemplos de excelência científica existentes e procura desenvolver competências para estabelecer uma Plataforma Europeia de Biomonitorização Humana, a qual terá como objetivo harmonizar as atividades de biomonitorização humana nos países parceiros deste projeto. O Instituto Ricardo Jorge está envolvido em 10 dos 16 Work Packages do projeto HBM4EU, através de investigadores e técnicos de quatro dos seus departamentos técnico-científicos (Genética Humana, Alimentação e Nutrição, Epidemiologia e Saúde Ambiental).

Uma importante constatação do Embaixador do National Hub, João Lavinha (INSA) que encerrou as sessões de trabalho, foi a de que o conceito e a prática da biomonitorização humana têm um enorme potencial de estabelecer “pontes”: pontes entre investigação e regulação, entre setores da governação e entre a biomonitorização humana e biomonitorização não humana (espécies sentinela, espécies para consumo) e entre estas e a monitorização dos ecossistemas.

Para que todas essas conexões em rede sejam estabelecidas, parece indispensável que o National Hub atue também junto dos responsáveis políticos relevantes, no sentido de serem criadas condições para dar continuidade ao trabalho de biomonitorização humana para além do termo do HBM4EU (2021). Este trabalho afigura-se ser da maior relevância para a proteção da saúde dos portugueses, através da produção de dados nacionais que apoiarão a adoção de medidas de prevenção/mitigação dos riscos químicos, permitindo a redução do impacto desses riscos na saúde e no bem-estar dos cidadãos.