Suporte Básico de Vida: CH Baixo Vouga acreditado como entidade formadora pelo INEM

05/12/2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atribuiu ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) a acreditação  como formador em Suporte Básico de Vida (SBV) com Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

A desfibrilhação precoce, se efetuada apenas por equipas médicas de emergência pré-hospitalar, enquanto objetivo, é difícil de atingir, já que a paragem cardiorrespiratória (PCR) pode ocorrer em ambiente pré-hospitalar. Assim, esta acreditação vai permitir ao CHBV formar e certificar pessoal médico e não médico para atuação nestas situações em ambientes fora do hospitalar.

A credencial, agora obtida pelo CHBV, junta-se às obtidas, em setembro de 2015, em SBV Adulto e Pediátrico, Suporte Imediato de Vida (SIV) e Suporte Avançado de Vida (SAV).

Atualmente, a equipa de formadores do CHBV é constituída por 7 médicos e 5 enfermeiros e já formou cerca de 1114 profissionais de todas as categorias. Estes profissionais são, na sua maioria, colaboradores internos, mas a formação em SBV, no âmbito da parceria realizada com as Câmaras Municipais de Albergaria-a-Velha e Ílhavo, também se estendeu a profissionais externos.

Até ao momento a equipa de formadores garantiu a aptidão de 754 colaboradores em SBV Adulto, 23 em SBV Pediátrico, 38 em SIV e 299 em SAV, permitindo o suporte da pessoa (que pode ser um utente, um visitante ou outro) desde que entra em paragem cardíaca.

Estes números são particularmente importantes quando a paragem cardiorrespiratória se apresenta como uma das principais causas de morte em todo o mundo, estando provado que as manobras de SBV aumentam substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima, sobretudo se forem iniciadas nos primeiros minutos após a paragem.

É ainda intenção do CHBV realizar parcerias com escolas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do secundário da área limítrofe, de forma a tornar o SBV uma competência do número mais alargado possível de pessoas.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Baixo Vouga – http://www.chbv.min-saude.pt/