40 anos do SNS: IPO Coimbra foi pioneiro no rastreio do cancro da mama

06/12/2019

O Secretário de Estado da Saúde (SES) destacou hoje o papel do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO Coimbra) nos rastreios oncológicos, na sessão de encerramento da tertúlia «O rastreio na região centro – porque a prevenção faz a Diferença».

Organizado pelo IPO Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro, este evento foi também palco do encerramento das iniciativas com que a ARS Centro assinalou as comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) .

«O IPO de Coimbra foi pioneiro no rastreio do cancro da mama. Responde dentro dos tempos máximos de resposta garantida, tem modelos multidisciplinares de patologia em termos de organização clínica e é um exemplo de humanização em saúde», elogiou o SES.

Reconhecendo que «temos enormes desafios em matéria de saúde e que deverão merecer a nossa melhor atenção», António Lacerda Sales lembrou que Portugal e o Mundo estão em constante mudança. «Hoje mais do que nunca, necessitamos de estar atentos e compreender os novos fenómenos de oposição à medicina moderna que vão surgindo no nosso país e também no mundo e que podem traduzir-se em sérios problemas ao equilíbrio da saúde individual e saúde pública», alertou.

E apontou caminho: «Temos de continuar a apostar na saúde desde os primeiros anos de vida, garantindo a participação dos cidadãos; devemos continuar a promover a adoção de estilos de vida saudáveis, através de uma alimentação adequada e mais saudável, do exercício físico, contrariando os estilos de vida menos saudáveis, associados ao consumo de álcool ou tabaco e assegurar um envelhecimento mais ativo e digno, através de políticas públicas que coloquem todos os cidadãos no centro, mas sobretudo os mais vulneráveis».

O governante pediu ainda empenho de todos na defesa intransigente do SNS, uma das maiores conquistas da democracia.