65.º aniversário do Hospital Santa Maria

10/12/2019

No dia em que se assinalam os 65.º aniversario do Hospital de Santa Maria (HSM), o Secretário de Estado da Saúde elogiou hoje, 10 de dezembro, o que de «bom, ótimo e excelente» se faz neste Hospital,  uma das principais instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Falando na abertura da Conferência ‘Cuidados para além das fronteiras hospitalares’, António Lacerda Sales lembrou a história da instituição inaugurada em 1954 e que em 2007 conheceu um novo momento importante na sua história, quando passou a integrar o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, com o Hospital Pulido Valente. «Um centro hospitalar que tem hoje mais de 6200 trabalhadores, 700 mil consultas externas e 25 mil cirurgias programadas por ano, além de 250 mil episódios de urgências, 40 mil internamentos e cerca 2500 partos anuais», enumerou.

O governante congratulou-se com o património histórico e lembrou os resultados alcançados. «Hoje o Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte, tem mais 60 médicos especialistas, face a dezembro de 2015; tem mais 14.000 consultas externas, em relação a outubro de 2018 e uma variação positiva de 5% em relação à cirurgia ambulatória, face a 2018», afirmou, garantindo que «esta evolução positiva tem acontecido também ao intenso trabalho, esforço e dedicação que todos os profissionais de saúde, sem exceção, têm desenvolvido em nome de um SNS mais justo e inclusivo que corresponda melhor às necessidades da população portuguesa».

Socorrendo-se uma vez mais de números para ilustrar a dimensão do HSM, Lacerda Sales adiantou que há 28 elevadores no HSM, servem-se por dia 6500 refeições neste hospital e chegam todos os dias centenas de doentes à Urgência.  Este número de interações diárias, associado aos padrões de excelência dos serviços colocam a instituição, segundo Lacerda Sales, «num elevado patamar de exposição mediática – muitas vezes de exploração casuística e outras tantas de exploração alarmista – em situações em que ocorrem problemas ou eventos adversos».

O Secretário de Estado defendeu, porém, isso não pode fazer esquecer as centenas de páginas de boas notícias do SNS escritas diariamente no HSM. «Relembro, por exemplo, a cirurgia laser da epilepsia que teve lugar há poucos dias neste hospital. Foi a primeira vez que uma intervenção destas se fez em Portugal e isso vai permitir reduzir os riscos de efeitos colaterais nas operações ao cérebro».

António Lacerda Sales terminou com uma garantia de que o Governo está a trabalhar para fazer face aos desafios que se colocam.  «O Governo português está consciente e muito atento às necessidades de investimento e modernização de estruturas e equipamentos hospitalares, sabendo-se a mais valia que as condições técnicas e assistenciais representam na motivação e resiliência dos profissionais de saúde», assumiu.