Instituto Ricardo Jorge assegura formação sobre ácidos gordos “trans” no Turquemenistão

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge assegura formação sobre ácidos gordos “trans” no Turquemenistão

13-12-2019

O Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, enquanto Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Nutrição e Obesidade Infantil, assegurou, entre os dias 20 e 22 de novembro, em Asgabat (Turquemenistão), a organização científica e técnica de um workshop sobre ácidos gordos “trans” (TFA). A formação surge da necessidade expressa pela OMS-Europa, em conjunto com a Comissão Económica Euroasiática, em eliminar TFA dos alimentos industrialmente produzidos.

O workshop “Joint workshop on Measurement of trans Fatty Acids” contou com a participação de seis países pertencentes à União Económica Euroasiática, tendo estado presentes representantes dos Laboratórios de Estado da Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Turquemenistão. A iniciativa teve como principal objetivo dotar os laboratórios responsáveis pela monitorização dos alimentos das competências técnicas, metodológicas e organizacionais, necessárias à condução de estudos de vigilância com vista à redução de TFA dos alimentos nestes países.

Através das palestras realizadas pela investigadora Carla Motta, o DAN proporcionou nestes três dias as ferramentas teóricas e práticas para a prossecução destes estudos, incluindo as estratégias de amostragem, equipamentos, reagentes e métodos de análise necessários para executar o perfil em ácidos gordos nos diferentes alimentos. Com este workshop, pretendeu-se igualmente iniciar uma rede para a realização trabalhos de colaboração conjunta entre todos os países envolvidos na eliminação deste problema estratégico.

O DAN é Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil, desde julho de 2015. Esta colaboração estende-se a várias áreas de trabalho e prevê ações de vigilância do estado nutricional infantil e divulgação de resultados nesta área, a organização de eventos técnico-científicos relacionados com a obesidade infantil, assim como contribuir para a monitorização e estudo do marketing alimentar dirigido a menores em Portugal e outros países do sul da Europa.