Coimbra: alerta mundial para a necessidade de garantir que todas as pessoas têm acesso a cuidados de saúde

14/12/2019

O consórcio Coimbra Health e o capítulo português da Women in Global Health (WGH) organizou no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra uma sessão de reflexão e discussão no Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde, que se comemorou na quinta-feira, dia 12 de Dezembro.

Esta comemoração funciona como um alerta mundial para a necessidade de garantir que todas as pessoas têm acesso cuidados de saúde de qualidade, de qualidade e de forma eficiente, e que não sofrem dificuldades económicas para os pagar.

A sessão, intitulada “Cobertura Universal de Saúde, um objectivo para todos. Qual a importância da equidade de género e do reconhecimento dos direitos das mulheres para atingir esse objectivo?” contou com as intervenções de Mónica Ferro,  Diretora do Escritório de Genebra para Fundo da População das Nações Unidas –UNFPA,  de Cláudia Abreu Lopes, United Nations University International Institute for Global Health-UNU-IIGH, de Diana Vilela Breda e Marta Passadouro, co-fundadoras do capítulo português das Women in Global Health.

As principais conclusões foram que o aumento da proporção de mulheres em posições de liderança em Saúde em todas as nações e sectores permitiria atingir com maior rapidez em todo o mundo os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, permitindo expandir a agenda e dando maior prioridade aos fatores como saúde e direitos sexuais e reprodutivos, que se aplicam a todos, mas, estando ausentes, têm impactos mais negativos na saúde das mulheres.

Por outro lado, as mulheres prestam cuidados não remunerados, pela inexistência de cobertura universal de saúde e trabalhadores qualificados. Uma forte saúde global deve basear-se em transferir este trabalho não remunerado das mulheres para o mercado de trabalho formal garantindo condições de trabalho e remuneração, o que lhes permitirá aumentar os seus rendimentos.

A sessão foi presidida na abertura por Fernando Regateiro, Presidente do Conselho de Administração do CHUC e no Encerramento por José Pedro Figueiredo, Pró-reitor da Universidade de Coimbra.