120 anos do INSA

17/12/2019

O Secretário de Estado da Saúde destacou hoje «os 120 anos de grandes lutas, conquistas e progressos» do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que deixam «o país orgulhoso».

Na cerimónia de aniversário da instituição, António Lacerda Sales visitou uma exposição comemorativa, distribui condecorações aos funcionários e participou na sessão solene para assinalara a efeméride. Aí enalteceu o papel de todos os colaboradores do INSA na defesa do legado de Ricardo Jorge, «médico e humanista, investigador, higienista, professor de Medicina e introdutor em Portugal das modernas técnicas e conceitos de saúde pública, que viria a dar nome – muito justamente – à instituição». E assegurou: «Têm sido bem-sucedidos».

O governante lembrou ainda que «o INSA é hoje uma das instituições mais ilustres do Ministério da Saúde, um laboratório de Estado, um laboratório de referência, a casa da investigação, desenvolvimento e inovação e um observatório de saúde», que para além de ser respeitada pelos seus pares no nosso país, é igualmente muito «reconhecida internacionalmente».

«Continuamos a precisar da resiliência, da perseverança e do rasgo de Ricardo Jorge», afirmou o Secretário de Estados da Saúde.

O Secretário de Estado referiu-se aos enormes desafios que a o setor da saúde tem pela frente e garantiu que o INSA é, nesse enquadramento, uma instituição com futuro. «O roteiro para a reforma e modernização do INSA que está em curso e que se prevê, para muito breve, a sua avaliação internacional independente, mostra bem o empenho e investimento da instituição neste caminho de modernização que conta com a excelência de todos os profissionais do INSA», afirmou.  E concluiu: «Continuamos a precisar da resiliência, da perseverança e do rasgo de Ricardo Jorge, que é a génese desta casa».