Hospital Garcia de Orta | 28.º aniversário

17/12/2019

«É nos momentos difíceis que o SNS mostra a sua força», disse hoje a Ministra da Saúde na sessão comemorativa do 28.º aniversário do Hospital Garcia de Orta. Além de felicitar o Conselho de Administração e os profissionais, Marta Temido apelou ao entusiasmo dos que se venham a associar à equipa do Hospital Garcia de Orta, lembrando e enaltecendo a parceria com o Centro Hospitalar de Setúbal, o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, o Agrupamento de Centros de Saúde Almada– Seixal e Arco Ribeirinho «na articulação essencial para uma maior proximidade e eficiência».

Das quase três décadas de prestação de cuidados diferenciados, a governante destacou o centro de desenvolvimento da criança e o projeto de Hospitalização Domiciliária, como exemplos da qualidade assistencial do Hospital Garcia de Orta. «O Hospital Garcia de Orta é sem dúvida um exemplo daquilo que de melhor se consegue fazer no Serviço Nacional de Saúde (SNS)», enalteceu.

Ao longo da sua intervenção, admitindo dificuldades na situação da urgência pediátrica, a Ministra da Saúde destacou a resiliência e empenho do Conselho de Administração e de toda a equipa. «Acreditamos que vamos ser capazes de ultrapassar essas dificuldades», sublinhou.

Plano de melhoria da resposta do SNS

A melhor resposta às dificuldades do SNS passa por três eixos, assegurou a Ministra da Saúde, nomeadamente, a qualificação do acesso, que passa por reforçar resposta a uma procura cada vez maiores. A integração de cuidados: articulação com respostas que passam pela sociedade civil e também associação de doentes, além da articulação com os cuidados de saúde primários. Maior humanização e mais consultas com hora marcada e respostas de proximidade foram outros exemplos referidos pela Ministra.

O outro eixo passa pela motivação dos profissionais de saúde: «Que possamos ter um ambiente honesto e desassombrado para partilharmos as nossas preocupações sobre os assuntos, bem como o reconhecimento do esforço conjunto para melhor servir os portugueses» observou a governante.

E por fim, o investimento, para o qual a governante aponta o Orçamento do Estado para 2020 com mais 941 milhões de euros para a saúde, face ao orçamento inicial. «Um esforço de todos os portugueses que exige maior organização e capacidade de produtividade», concluiu a Ministra da Saúde, na sua intervenção.

Também participaram na cerimónia o Presidente do Conselho de Administração, Luís Amaro, bem como a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, que assegurou, na sua intervenção que «o Hospital Garcia de Orta é um motivo de segurança e proteção no acesso ao direito à saúde».

Recorda-se que o Hospital Garcia de Orta iniciou a sua atividade em setembro de 1991, em substituição do antigo Hospital da Misericórdia de Almada/Hospital Distrital de Almada que entretanto deixara de conseguir dar resposta a uma população cada vez mais crescente da península de Setúbal e que assegurava apenas cuidados hospitalares básicos.