Unidade Domiciliária Certificada: Centro Hospitalar do Médio Tejo com selo de qualidade

17/12/2019

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu, no dia 13 de dezembro, a certificação pela norma ISO 9001:2015, antes de completar um ano de existência.

O CHMT é a primeira entidade hospitalar do país a certificar uma  Unidade de Hospitalização Domiciliária. O processo de certificação, que começou em maio e terminou em dezembro, terá revisão anual, por forma a garantir a continuidade das condições de qualidade e de procedimentos validados pela norma  ISO 9001:2015. O âmbito da certificação incidiu sobre a admissão e transferência de doentes para a UHD e Internamento na UHD.

Os objetivos desta certificação passaram por estabelecer critérios de qualidade e satisfação de clientes internos e externos nos procedimentos da UHD, tendo por base as normas da Direção Geral de Saúde e a Missão do CHMT; garantir a qualidade nos processos certificados, com a monitorização contínua do processo; implementar medidas de melhoria contínua dos processos tendo em consideração os objetivos e indicadores monitorizados e realizar benchmarking e atualizar os procedimentos de forma a garantir os melhores resultados.

As vantagens deste processo de certificação incidem sobre a uniformização de procedimentos tendo por base a leges artis, no âmbito da Hospitalização Domiciliária; a reflexão sistemática da equipa multidisciplinar sobre os resultados obtidos e procura de soluções de forma a garantir a melhoria contínua dos processos; a relação com outros departamentos do CHMT (Logística, Farmácia, Patologia Clinica) de forma a uniformizar processos que são transversais na Instituição; e formação contínua e ações de sensibilização internas e externas para divulgação da Hospitalização Domiciliária ainda recente em Portugal.

Este projeto do CHMT resultou do trabalho em equipa  entre a Unidade de Hospitalização Domiciliária e o Serviço de Gestão da Qualidade.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo – http://www.chmt.min-saude.pt/