Unidade Hospitalização Domiciliária: CH Barreiro Montijo como nova valência na área cirúrgica

17/12/2019

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Área Cirúrgica (UHDAC) Nossa Senhora do Rosário, que integra o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), iniciou atividade no dia 13 de dezembro.

A nova valência tem como objetivo prestar cuidados mais adequados aos doentes, numa perspetiva de melhoria contínua.

A UHDAC é composta por uma equipa multidisciplinar, da qual fazem parte médicos, enfermeiros, um farmacêutico e um assistente social, garante o atendimento contínuo 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Esta unidade destina-se aos doentes do Serviço de Cirurgia Geral que tenham uma situação clínica transitória e estável nas patologias do pé diabético, trombose venosa profunda e diverticulites, aceitando de forma voluntária a hospitalização domiciliária, que visa essencialmente promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

A lotação inicial é de cinco camas, que será ajustada em função da procura que vier a ser registada, num máximo de 15 camas.

A UHDAC presta cuidados de nível hospitalar no domicílio, definindo um plano individual para cada doente, em articulação com a equipa clínica hospitalar que o acompanhou até ao momento da hospitalização domiciliária.

A nova valência articula com diversos serviços do CHBM, garantindo o acesso aos exames e tratamentos necessários para o doente, e com os demais prestadores de cuidados de saúde, assegurando uma transição progressiva para os cuidados de saúde primários ou para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Os doentes podem ser referenciados na sequência de um episódio de internamento hospitalar, da admissão através do Serviço de Urgência, do Hospital de Dia ou da Consulta, podendo ainda existir referenciação direta a partir dos cuidados de saúde primários ou dos cuidados continuados integrados.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo – http://www.chbm.min-saude.pt/