CHUC: armazém central para medicamentos

26/12/2019

Os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) têm em funcionamento um novo armazém central, cujo investimento foi de mais de meio milhão de euros (M€).

De acordo com o Centro Hospitalar e Universitário, o novo armazém central passa a garantir mais segurança para os medicamentos e outros produtos de saúde, acesso controlado aos medicamentos e melhores condições de armazenamento, melhor gestão de recursos humanos e maior eficiência dos procedimentos de trabalho, por via da sua centralização, normalização de processos e ganhos na gestão centralizada de stocks.

Segundo o Diretor dos Serviços Farmacêuticos, José Feio «a segurança do doente em primeiro lugar é o objetivo central dos processos de trabalho implementados».

De acordo com o responsável, o novo armazém central vai contribuir «de uma forma muito importante» para o acondicionamento de medicamentos «com mais segurança e equipas com melhores condições de trabalho, minimizando a probabilidade de ocorrência do erro».

O novo armazém central tem capacidade instalada para o horizonte temporal da próxima década, no que respeita ao armazenamento dos novos medicamentos que necessitem de temperaturas entre os dois e os oito graus centígrados e para a gestão integrada de medicamentos para a terapia génica que necessitem de temperaturas de ultracongelação (-70ºC a -80ºC).

O Diretor dos Serviços Farmacêuticos salienta que «a terapêutica necessária passou, desta forma, a ser preparada num ponto centralizado e entregue diretamente aos serviços clínicos evitando-se, assim, a necessidade de diversos interlocutores e ‘stocks’ avançados de medicamentos».

José Feio refere ainda que esta nova estrutura muda o «paradigma da logística atual» e prevê poupanças diretas «superiores a dois milhões de euros nos primeiros dois anos».