Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre iniciação à análise genética populacional

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre iniciação à análise genética populacional

27-12-2019

O Instituto Nacional de Saúde de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, promove, entre os dias 14 e 17 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, o curso “Iniciação à análise genética populacional”. A ação visa proporcionar uma melhor compreensão da biologia populacional dos organismos-alvo, permitindo o desenho de estratégias de controlo mais eficientes, o que poderá ser especialmente importante no controlo de pestes, parasitas ou vetores.

Neste curso, serão abordadas as carraças como modelo para a análise genética populacional. Os interessados em participar na ação formativa deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário. Os formandos devem trazer os seus computadores pessoais com o seguinte software instalado: MMS Office; R; R-packages, R-commander (Rcmdr) e Hierfstat; outro software de análise genética populacional.

Organizado com o apoio do projeto “Os ixodídeos do grupo Ixodes ricinus na região mediterrânica ocidental e norte de África: Novas abordagens à sua genética populacional e comunidade microbiana”, o curso terá como formador Thierry De Meeûs, investigador do Institut de Recherche pour le Développement, onde trabalha no grupo “Interactions hôtes – vecteurs – parasites dans les infections par des trypanosomatidae”. Para mais informações, consultar o programa do curso ou a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

A biologia de populações naturais pode ser estudada através de métodos diretos (observacionais) ou indiretos, pela análise da variação espaciotemporal de marcadores genéticos. Estes métodos são particularmente úteis no estudo de pequenos organismos, tais como os parasitas e os seus vetores.