Programa Nacional de Vacinação atualizado em 2020

Programa Nacional de Vacinação atualizado em 2020

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) vai ser alterado a partir de 1 de outubro de 2020.

Por proposta da Direção-Geral da Saúde (DGS) e ouvida a Comissão Técnica de Vacinação, o Ministério da Saúde determina:

  • O alargamento a todas as crianças da vacinação contra doença invasiva meningocócica do grupo B (vacina MenB), aos 2, 4 e 12 meses. Aplica-se aos nascidos a partir de 1 de janeiro de 2019, podendo o esquema de vacinação ser iniciado ou completado, de acordo com a história vacinal individual;
  • O alargamento da vacinação contra infeções por vírus do Papiloma humano (vacina HPV) ao sexo masculino, aos 10 anos, incluindo os genótipos causadores de condilomas ano-genitais. Aplica-se aos nascidos a partir de 1 de janeiro de 2009, podendo o esquema de vacinação ser iniciado ou completado, de acordo com a história vacinal individual;
  • A inclusão da vacina contra Rotavírus (vacina Rota) para grupos de risco, a definir em Norma da Direção-Geral da Saúde.
  • Estas atualizações surgem na sequência da publicação do artigo nº 212, da Lei n.º 71/2018 do Orçamento de Estado para 2019. A DGS, ao abrigo da legislação, solicitou à Comissão Técnica de Vacinação pareceres sobre as três vacinas referidas.
  • Analisados os pareceres da Comissão Técnica de Vacinação, a DGS fez propostas ao Ministério da Saúde, tendo sido aprovadas as referidas atualizações.
  • Estas atualizações ao PNV serão publicadas em breve, em Diário da República, ao que se seguirão várias fases de operacionalização, prévias ao início da vacinação, tais como:
  • Os procedimentos de aquisição destas vacinas para todo o país que dependem, em grande parte, da sua disponibilidade no mercado internacional;
  • A elaboração e divulgação das Normas que vão permitir aos serviços de saúde e aos profissionais, a nível regional e local operacionalizarem estas alterações;
  • A atualização da plataforma de registo central de vacinas;
  • Um plano de formação dos profissionais que vão promover e aplicar estas vacinas;
  • Um plano de comunicação aos cidadãos.

Vacinas | Meningite B, rotavírus e HPV

27/12/2019

Vacinas da meningite B para todos e HPV para rapazes, a partir 10/2020

A vacina da meningite B para todas as crianças e a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes vão integrar o Programa Nacional de Vacinação (PNV) a partir de outubro do próximo ano, 2020.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, dia 27 de dezembro de 2019, pelo Secretário de Estado da Saúde, António Sales, e pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de impressa, que decorreu na Direção-Geral da Saúde.

Programa Nacional de Vacinação atualizado em 2020

A vacina contra o rotavírus, principal causador de gastroenterites em crianças, também vai passar a integrar o PNV, mas será aplicada apenas para grupos de risco a definir posteriormente.

No caso da meningite B, a vacina vai ser introduzida para todas as crianças em outubro de 2020. Até agora era administrada apenas a grupos de risco. Vai ser aplicada em três doses: dois, quatro e 12 meses.

Todas as crianças nascidas em 2019 poderão ser vacinadas de forma gratuita, já que serão «repescadas», podendo o esquema vacinal ser iniciado quando a vacina passar a fazer parte do PNV ou completado, caso a criança já tenha iniciado a imunização.

Graça Freitas explicou que crianças até aos dois anos podem fazer as três doses e crianças entre os dois e os cinco anos deverão fazer duas doses.

A vacina contra o HPV será dada em duas doses, com um intervalo de seis meses como acontece com as raparigas. A Diretora-Geral da Saúde explicou que embora a vacina com quatro genótipos do vírus seja suficiente para imunizar os rapazes, tentarão que a vacina seja a mesma que é actualmente administrada às raparigas e que tem nove genótipos.

Para saber mais, consulte:

Comunicado