INEM: 107 novas ambulâncias para reforço da frota

30/12/2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou, em 2019, um investimento acima dos que rondou os 5 milhões (M€), para aquisição de 107 novas ambulâncias que vão passar a estar ao serviço dos cidadãos.

O investimento, que rondou os 5 milhões e 350 mil euros, destinou-se à renovação da frota de ambulâncias dos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e a sua frota própria de viaturas. Foram ainda celebrados 12 novos protocolos para constituição de novos Postos de Emergência Médica (PEM).

Dados

Em abril de 2019, 20 novas viaturas vieram renovar a frota de Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) e Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, permitindo substituir os veículos mais antigos e mais desgastados da frota do Instituto.

Em novembro do mesmo ano, ao abrigo de um memorando de entendimento entre o INEM e a Liga dos Bombeiros Portuguesas, que prevê a renovação gradual dos PEM sedeados em Corpos de Bombeiros de todo o continente, foram assinados os protocolos com vista à renovação de 75 ambulâncias em Corpos de Bombeiros. Este plano iniciado em 2017 prevê-se concluído em 2021 quando estiverem renovados a totalidade dos PEM.

No presente mês de dezembro, o INEM celebrou ainda 12 novos protocolos para a constituição de outros tantos PEM em Corpos de Bombeiros do país.

Com estes acordos, o SIEM passa a contar com 371 PEM em Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e Corpos de Bombeiros, aumentando-se desta forma a disponibilidade de viaturas e a acessibilidade dos cidadãos aos serviços de emergência médica.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias