Rutura de Ben-U-Ron (Xarope)

Disponibilidade dos medicamentos contendo paracetamol, xarope, 40 mg/ml

30 dez 2019

Para: Divulgação geral

Circular informativa n.º 207/CD/100.20.200

Na sequência da rutura de stock temporária do medicamento Ben-U-Ron, xarope, 40mg/ml e conforme anteriormente divulgado, informa-se que existem vários medicamentos alternativos disponíveis no mercado.

Após averiguação das entidades do circuito do medicamento, o Infarmed verificou que as quantidades fabricadas, atualmente existentes no mercado dos medicamentos contendo paracetamol, xarope, 40 mg/ml são suficientes para garantir as necessidades habituais deste medicamento no mercado nacional.

Adicionalmente, os fabricantes destes medicamentos, sediados no nosso País, aumentaram as quantidades de produto a fabricar para suprir os efeitos da referida rutura.
Contudo, e para garantir que existe tratamento para todos os doentes, é essencial que os médicos, farmácias, locais de venda de MNSRM e distribuidores façam uma gestão criteriosa das necessidades e dos stocks disponíveis.

Apela-se também aos doentes que apenas adquiram estes medicamentos quando for necessário, não existindo razões para manter stock em casa.

O Conselho Diretivo

Alertas_Notícias - Medicamentos em frasco

Documentos


Rutura de Ben-U-Ron (Xarope) com impacto reduzido ou nulo na acessibilidade a paracetamol

29 dez 2019

Relativamente às notícias veiculadas na comunicação social sobre a rutura do medicamento Ben-U-Ron, o Infarmed foi notificado pelo laboratório Bene Farmacêutica, Lda da rutura temporária de stock do medicamento Ben-U-Ron, 40 mg/ml , xarope.

Foi avaliada pelo Infarmed, como sempre numa situação de rutura de medicamentos, o real impacto da mesma. Neste caso específico, podemos afirmar que existem várias alternativas de Paracetamol/Xarope disponíveis no mercado, assim como estão garantidas as embalagens necessárias para suprimir a referida rutura, podendo a farmácia proceder à sua dispensa.

Estão garantidas, assim, alternativas para o mercado através dos medicamentos contendo Paracetamol, Xarope 40mg/ml, dos laboratórios Basi, Farmoz e Generis Farmacêutica.

.

Alertas_Notícias - Medicamentos em frasco

Rutura de Ben-U-Ron (Xarope)

30/12/2019

Infarmed garante disponibilidade de alternativas de paracetamol

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informou, no seu site, que foi notificado pelo laboratório Bene Farmacêutica, sobre a rutura temporária de stock do xarope Ben-U-Ron (40 mg/ml).

Após avaliação do real impacto desta rutura, o Infarmed afirma que existem várias alternativas de paracetamol/xarope disponíveis no mercado, e que estão garantidas as embalagens necessárias para suprimir a referida rutura, podendo a farmácia proceder à sua dispensa.

Estão garantidas, assim, alternativas para o mercado através dos medicamentos contendo paracetamol, xarope 40mg/ml, dos laboratórios Basi, Farmoz e Generis Farmacêutica.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Notícias