Dia 6 de fevereiro de 2020 – Dia da Tolerância Zero à mutilação Genital Feminina

Dia 6 de fevereiro de 2020 – Dia da Tolerância Zero à mutilação Genital Feminina (MGF)

A Direção-Geral da Saúde associa-se ao Dia da Tolerância Zero à mutilação Genital Feminina (MGF), chamando a atenção de todos os profissionais de saúde para esta realidade, em particular daqueles que prestam cuidados a mulheres e crianças. No âmbito do Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica 2018-2021, integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, estão previstas medidas de combate às práticas tradicionais nefastas, nomeadamente a mutilação genital feminina (MGF).

O facto de Portugal receber cada vez mais migrantes oriundos de Países onde a Mutilação Genital Feminina (MGF) é uma prática comum, torna fundamental que os profissionais de saúde se sintam cada vez mais capacitados para reconhecer e agir nestas situações. 

Neste sentido, a DGS divulga e convida os profissionais para o evento que assinala este Dia e que terá lugar na Escola Nacional de Saúde Pública, conforme convite em anexo. 


Mutilação Genital Feminina

05/02/2020

Apresentação do resultado de projeto-piloto, dia 6 de fevereiro

A Escola Nacional de Saúde Pública, em Lisboa, acolhe esta quinta-feira, 6 de fevereiro, a sessão que assinala o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina.

Do programa da iniciativa consta a apresentação dos resultados do projeto-piloto «Práticas Saudáveis: Fim à Mutilação Genital Feminina» e a assinatura de protocolos para o alargamento deste projeto a mais cinco Agrupamentos de Centros de Saúde da área da Grande Lisboa, designadamente Cascais, Estuário do Tejo, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Lisboa Norte.

A sessão de abertura conta com intervenções da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e da Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, Carla Nunes. O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, encerrará o encontro.

Para saber mais, consulte: