Dia Mundial do Doente: data visa sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todos os doentes

11/02/2020

Celebra-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente. Esta data foi instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II.

Qualificar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde, colocando o doente no centro do sistema de saúde, tem sido uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), seguida pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para assinalar esta efeméride, várias instituições do SNS promovem iniciativas:

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) organiza a conferência “O Doente, o Voluntariado e a Humanização”, pelas 14 horas.

João Pedroso Lima, Coordenador do Projeto Humanizar o Hospital (H2) apresentará “Um Ano de Atividade do Projeto H2”.

 “A importância do voluntariado no CHUC” é o tema de debate que está ao encargo dos representantes das várias ligas e associações de apoio a doentes do CHUC.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, assinala esta data com as seguintes atividades: uma atuação do Coro Vocal Ensamble, pela Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, no auditório da Unidade Hospitalar de Tomar; uma visita dos alunos da EBS DR. Manuel Fernandes ao Serviço de Pediatria – Cuidados Neonatais, na Unidade Hospitalar de Abrante, no âmbito do “Projeto DOAR” ; uma atuação do Coro Charales Chorus – CAORG – Minde, no auditório da Unidade Hospitalar de Torres Novas.

Visite:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – http://www.chuc.min-saude.pt/

Centro Hospitalar do Médio Tejo – http://www.chmt.min-saude.pt/