Inauguração das unidades de saúde de Ramalde e Batalha

10/02/2020

O Primeiro-Ministro, António Costa e a Ministra da Saúde, Marta Temido, inauguraram esta tarde as Unidades de Saúde de Ramalde e da Batalha, no Porto. As novas instalações reforçam a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, melhorando a prestação de cuidados de saúde de proximidade aos cerca de 27.000 utentes inscritos nas duas unidades.

«Queremos que, cada vez mais, o SNS constitua uma resposta integrada», afirmou a Ministra da Saúde, acrescentando: «A nossa principal preocupação é o acesso aos cuidados de saúde para todos os portugueses».

«Queremos que, cada vez mais, o SNS constitua uma resposta integrada», afirmou a Ministra da Saúde.

Por sua vez, António Costa salientou que «não basta colocar mais dinheiro nos cuidados de saúde». Para o Primeiro-Ministro é preciso «gerir melhor os recursos» e lembrou que «a maior motivação dos profissionais traduz-se em melhores cuidados de saúde para os portugueses».  O governante relembrou que está em curso o alargamento do modelo das Unidades de Saúde familiares que permite «uma melhor resposta para a prestação de cuidados, reservando-se para os hospitais os cuidados diferenciados».

«A maior motivação dos profissionais traduz-se em melhores cuidados de saúde para os portugueses», sublinhou o Primeiro-Ministro.

Unidade de Saúde da Batalha

A Unidade de Saúde da Batalha, hoje inaugurada, resulta da realização de uma empreitada de remodelação num edifício centenário. A nova unidade vai requalificar e instalar a USF Rainha D. Amélia, a UCC Baixa do Porto e a USP do Porto Ocidental, integrados no ACES Porto Ocidental.

A remodelação do edifício e o seu apetrechamento refletem um investimento total de 1,5 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação FEDER de 85 % desse valor, no âmbito do programa NORTE2020.

Unidade de Saúde de Ramalde

A nova Unidade de Saúde de Ramalde resulta das obras de intervenção realizadas num edifício inacabado e degradado, num terreno da propriedade da autarquia, através de um memorando de entendimento entre a Administração Regional de Saúde do Norte e a Câmara Municipal do Porto.

As novas instalações permitem a instalação da Unidade de Saúde, proporcionando a melhoria das condições físicas e funcionais à prestação de cuidados de saúde primários aos utentes e profissionais, com um melhor acesso, mais qualidade e humanização e uma resposta às necessidades mais racional e eficiente à prestação de cuidados, ajustadas à atual arquitetura de organização de cuidados.

O projeto de execução, a ligação das infraestruturas e o apetrechamento da Unidade de Saúde de Ramalde totalizam um investimento de 109,5 mil euros.