Visita à ULS Nordeste

26/02/2020

A Ministra da Saúde, Marta Temido, visitou esta manhã a Unidade Hospitalar de Bragança, inserida na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, onde teve oportunidade de conhecer alguns dos mais recentes investimentos deste hospital.

No seguimento da iniciativa «Governo Mais Próximo» dedicada à valorização do interior do país, a Ministra visitou a nova ala de Medicina Interna do Hospital de Bragança que se encontra em construção e que representa um investimento na ordem dos 398 mil euros. Este novo serviço, que apresenta características inovadoras e irá disponibilizar cuidados de nível intermédio, vai ser constituído por 19 camas, um quarto de isolamento com pressão negativa, bem como salas de trabalho e um espaço dedicado exclusivamente à monitorização dos doentes.

A governante visitou também o Serviço de Pneumologia, no qual se destaca a aquisição de um novo pletismógrafo, que representa um investimento na ordem dos 57 mil euros.

Marta Temido esteve ainda no local onde vai ser construído o novo edifício com Bloco Operatório, Central de Esterilização e Laboratório de Patologia Clínica, um investimento global de mais de 3 milhões de euros, financiado em cerca de 2,5 milhões por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

Este edifício será construído de raiz e contempla uma área total de 711m2, fazendo a interligação entre o edifício principal do hospital e o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica.

No Serviço de Imagiologia, Marta Temido esteve na cerimónia de inauguração do novo equipamento de raio-X, um investimento na ordem dos 65 mil euros.

No final da manhã, Marta Temido participou na cerimónia de assinatura do protocolo entre a ULS Nordeste e o Instituto Politécnico de Bragança «Clean Tech Health Center», que contou também com presença do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

Este projeto, que será desenvolvido em conjunto pelas duas instituições, contempla a criação de uma estrutura de investigação e de formação avançada na área da promoção da eficiência e da sustentabilidade nos Cuidados de Saúde, com base na utilização de tecnologias digitais e Ciência de Dados.

No decorrer da visita, Marta Temido sublinhou que é graças ao «esforço de todos é que é possível que estejamos aqui para ver estes investimentos», lembrando que no interior do país «existe outro tipo de dificuldades» e que o desafio passa por «garantir e melhorar o movimento assistencial da região».

A Ministra anunciou a abertura de cinco vagas para Medicina Geral e Familiar e demonstrou a disponibilidade do Governo para estabelecer contratos com médicos com idade superior a 60 anos que queiram continuar a exercer.

Na sua intervenção, a governante sublinhou também a ligação entre economia e saúde, lembrando que o investimento que se faz em saúde e bem-estar se traduz na riqueza das populações.


«Governo mais próximo»

26/02/2020

Ministra da Saúde em périplo por Bragança

A ministra da Saúde visitou esta tarde as unidades de Cuidados Paliativos e de Convalescença da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, que decorre durante dois dias no distrito de Bragança.

O objetivo passa por entrar em contacto direto com as populações de cada região e exercer uma “governação de proximidade”.

Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, pelo Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, e pelo Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Carlos Vaz, Marta Temido visitou esta tarde as unidades de Cuidados Continuados e de Cuidados Paliativos do Hospital de Macedo de Cavaleiros. Estas unidades são apoiadas por três equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos e uma equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos. Na unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, os utentes contam, ainda, com Consulta Externa de Cuidados Paliativos e Hospital de Dia.

O périplo da ministra da Saúde começou na Unidade Hospitalar de Bragança, onde teve a oportunidade de ver as obras, em fase de conclusão, do serviço de Medicina Interna, o futuro edifício onde irão funcionar os novos blocos operatórios, a central de esterilização e o laboratório de patologia clínica, bem como o novo equipamento de raio-X do Serviço de Imagiologia.

Na passagem pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, a Ministra da Saúde visitou ainda o Centro de Saúde de Mirandela I, que se destaca pelos bons resultados, a nível nacional, em relação ao desempenho assistencial.

O «Governo Mais Próximo» irá percorrer, ao longo da legislatura, todos os distritos do país e as duas Regiões Autónomas, privilegiando a auscultação e resolução dos problemas e desafios de cada região, o contacto com a população, reuniões de trabalho com os autarcas, representantes institucionais de diversas áreas, empresas, indústria, agricultura, economia social, forças de segurança, bombeiros, representantes culturais, entre outros.