Visita à ULS Nordeste: Recursos Humanos

27/02/2020

A Ministra da Saúde garantiu ontem, dia 27 de fevereiro, que vai continuar a investir na contratação de médicos para fazer face à falta de recursos humanos na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, onde o serviço de imagiologia tem apenas um especialista.

Em declarações aos jornalistas, Marta Temido explicou que o serviço de imagiologia está nesta situação desde que um dos dois especialistas se aposentou, deixando o serviço, que serve todo o distrito de Bragança, com apenas um clínico que dentro de quatro anos também atingirá a idade de aposentação.

«Vamos fazer aquilo que costumamos fazer, tentar que novos especialistas optem por se fixar nesta região», assegurou.

O Serviço de Pneumologia da ULS do Nordeste vive uma situação idêntica e, segundo a Ministra, este serviço tem apenas dois especialistas.

«O Governo de Portugal, está empenhado em continuar a investir nestas áreas para melhorar a coesão territorial», reiterou durante a sua intervenção, sublinhando que esta unidade, embora tenha «dificuldades de recursos humanos», tem listas de espera quase «inexistentes».

Durante a visita à Unidade Hospitalar de Bragança, onde foi inaugurado novo equipamento para o Serviço de Imagiologia – Raio X, Marta Temido anunciou ainda a contratação de cinco médicos de família que acabaram a sua formação naquela região.

Na intervenção que fez naquela unidade hospitalar, a Ministra da tutela reconheceu que há falta de recursos humanos no distrito, sendo que no caso particular dos médicos de família a questão coloca-se, sobretudo, pelo envelhecimento daquele grupo profissional.

De acordo com Marta Temido, a Unidade Local de Saúde do Nordeste tem, atualmente, 143 médicos de família, 47% dos quais tem mais de 60 anos.

Apesar deste ser um cenário em tudo idêntico ao encontrado em outras regiões do país, particularmente na zona Norte, a Ministra reconhece que é preciso uma «redobrada atenção» para este caso, no sentido de evitar que haja uma regressão na cobertura de médicos de família na região cuja cobertura, diz a governante, é integral.

Nesse sentido, avança a governante, a tutela vai continuar a apostar nas contratações de novos clínicos.

As declarações foram proferidas na visita à Unidade Hospitalar de Bragança, que decorreu no âmbito da iniciativa «Governo mais próximo» que vai levar os governantes a percorrer o país ao longo da legislatura, com o objetivo de «entrar em contacto direto com cada região e a população», e exercer uma «governação de proximidade».