Dia Mundial da Atividade Física: DGS realiza inquérito sobre atividade física e alimentação em isolamento

06/04/2020

Esta segunda-feira, 6 de abril, data em que se assinala o Dia Mundial da Atividade Física, a Direção-Geral de Saúde (DGS) revela que vai lançar esta semana um inquérito nacional à população para se poder caracterizar o comportamento alimentar e de atividade física.

«É uma iniciativa conjunta dos programas de alimentação e de atividade física, para caracterizar os níveis de atividade física da população em isolamento e o seu comportamento alimentar», adiantou a Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, Marlene Silva.

«Queremos perceber esta realidade e como é que isto está a ser vivido pelos portugueses. Vai ser uma amostra estratificada por género, por idade e por região e nós aí vamos poder ir além do “achismo” ou da interpretação e perceber realmente que impacto esta situação única, excecional, está a ter nestes dois comportamentos de saúde, tão centrais à nossa população», especificou.

Marlene Silva explicou que o inquérito vai ser feito de forma mista, por telefone e internet, irá revelar «se de facto houve alterações, que tipo de atividade física estão a fazer e como é que está a ser o seu tempo sedentário», para depois se poder fazer uma caracterização da população.

«Vamos caracterizar quem é mais ativo, menos ativo, em termos de idade, no estatuto sócio económico, se tem crianças a cargo ou não, todas as variáveis que é preciso cruzar», considerou.

«Esta realidade é completamente nova e nós só podemos intervir nela se tivermos bons dados acerca daquilo que está a acontecer e por isso apelava à participação neste tipo de inquéritos», desafia Marlene Silva.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

DGS > Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física