Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 16/04/2020: Relatório de Situação, DGS (Como lidar com o isolamento em contexto familiar), Infarmed (Ensaios Clínicos), Notícias

Relatório de Situação nº 045 | 16/04/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 045 | 16/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL


Manual para famílias – Como lidar com o isolamento em contexto familiar – DGS

Manual para famílias - Como lidar com o isolamento em contexto familiar

O isolamento e o distanciamento social são medidas de afastamento social essenciais e pretendem proteger a população, quebrando a cadeia de transmissão do vírus entre pessoas.

Dada a situação atual de pandemia por COVID-19, este manual desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida tem como objetivo apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento.

Neste momento crítico é importante fortalecer os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito. As crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento. A sua estabilidade, confiança e segurança são afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão de exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais.

Assim, pais, mães e cuidadores/as devem estar atentas/os e adotar estilos de relação que minimizem o impacto da situação nas crianças e jovens.


Medidas excecionais no âmbito da realização de Ensaios Clínicos, durante o período de risco para a saúde pública COVID-19 (versão atualizada a 15/04/2020)

16 abr 2020

(atualização de Noticia de 26/03/2020)

Na sequência de emergência de Saúde Pública de âmbito Internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde em 30/01/2020 para infeção por SARS-CoV-2 (novo coronavírus 2019), no que se refere à realização de ensaios clínicos em Portugal, o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. admite que  promotores, centros de ensaio clínico e equipas de investigação considerem necessária a introdução de alterações aos termos aprovados na Autorização de Ensaio Clínico, no sentido de acautelar a segurança, proteção e os direitos dos participantes em ensaios clínicos.

A versão atualizada deste documento ( versão 2 de 15/04/2020), teve em conta a revisão europeia do documento “Guidance to sponsors on how to manage clinical trials during the COVID-19 pandemic”, contributos dos parceiros e experiência entretanto adquirida, podendo poderá ser consultado também em área COVID-19 (separador Entidades), e na área Ensaios Clínicos.

Alertas_Notícias - In vitro_Lab


Covid-19 | ARS Algarve apoia Lar

16/04/2020
medico apoia idoso

Apoio médico, de enfermagem e psicológico no Lar da SCM Boliqueime

O Agrupamento de Centros de Saúde Central está a prestar apoio diário aos utentes e funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Boliqueime, informa a Administração Regional de Saúde do Algarve.

O apoio, prestado por uma equipa composta por um médico, um enfermeiro e um psicólogo, decorre na sequência da identificação de mais de duas dezenas de casos positivos à Covid-19 no âmbito do rastreio realizado no início deste mês, pelo Algarve Biomedical Center e que se encontra a decorrer em todos os Lares da região do Algarve.

A ARS informa ainda que foi realizou uma ação de formação, junto dos funcionários da instituição, sobre os procedimentos a adotar pelas Estruturas Residenciais para Idosos, no âmbito das orientações da Direção-Geral da Saúde, para reforçar as medidas de prevenção e controlo da infeção, bem como para sensibilizar para a importância da correta utilização de equipamentos de proteção individual por parte dos funcionários do lar.

A ARS observa ainda que a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Central, em articulação com a Câmara Municipal de Loulé, a Proteção Civil, a Segurança Social, a Cruz Vermelha Portuguesa, assim como, o Algarve Biomedical Center, «está desde o inicio a acompanhar e a apoiar a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime de forma a diminuir e limitar o impacto da Covid-19 na instituição».

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Notícias


Covid-19 | Vídeos para cidadãos surdos

16/04/2020

INEM produz vídeos com conselhos sobre a doença em língua gestual

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) produziu dois vídeos em Língua Gestual Portuguesa para explicar aos cidadãos surdos alguns conselhos sobre o que fazer durante a pandemia.

Em um dos vídeos são explicadas quais a regras que devem ser adotadas para evitar o contágio, nomeadamente, as relacionadas com etiqueta respiratória e isolamento social. É ainda explicado o que fazer perante o surgimento de sinais e sintomas compatíveis com Covid-19.

No outro, feito em colaboração com o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção de Crise do INEM, são evidenciadas algumas das reações emocionais que podem surgir fruto de eventuais medidas de isolamento ou quarentena.

Melhorar a comunicação com cidadãos surdos

O INEM esclarece que, atendendo às condicionantes que o socorro no contexto da Covid-19 implica, «tais como uso de equipamento de proteção individual», que dificulta a comunicação no terreno com os cidadão surdos, se encontra a implementar medidas que possibilitem às equipas no terreno melhorar a comunicação com estes cidadãos.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Covid-19 | Manual para famílias

16/04/2020

DGS divulga manual com recomendações para lidar com o isolamento em contexto familiar

O isolamento e o distanciamento social são medidas de afastamento social essenciais e pretendem proteger a população, quebrando a cadeia de transmissão do vírus entre pessoas.

Dada a situação atual de pandemia por Covid-19, este manual desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida tem como objetivo apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento.

Neste momento crítico é importante fortalecer os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito. As crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento. A sua estabilidade, confiança e segurança são afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão de exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais.

Assim, pais, mães e cuidadores devem estar atentos e adotar estilos de relação que minimizem o impacto da situação nas crianças e jovens.

Para saber mais, consulte:

DGS > Manual para famílias – Como lidar com o isolamento em contexto familiar


Covid-19 | Alimentação e atividade física

16/04/2020

DGS lança inquérito para conhecer os comportamentos dos portugueses no contexto da pandemia

A Direção-Geral da Saúde (DGS), está a realizar um estudo para conhecer os comportamentos alimentares e de atividade física dos portugueses em contexto de contenção social, para combate à pandemia da COVID-19.

Para poder caracterizar o comportamento de atividade física e alimentar em situação de isolamento, a DGS apela à participação da população no estudo. Assim, será possível “definir estratégias para mitigar os impactos menos positivos da pandemia na alimentação e na atividade física”.

O projeto é uma iniciativa conjunta do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, sendo as investigadoras responsáveis Maria João Gregório e Marlene Nunes Silva, da DGS.

O estudo destina-se a pessoas com 18 ou mais anos e que se encontram em contenção social há, pelo menos, uma semana. Por contenção social entende-se o não sair de casa ou sair apenas para fazer as compras essenciais, para atividade física ou para passear animais de estimação.

Os métodos e a implementação do estudo são da responsabilidade do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sob coordenação de Osvaldo Santos.

Os dados recolhidos são confidenciais e protegidos de forma segura e acessíveis apenas à equipa de investigação.

A sua participação é muito importante para que se possam definir estratégias para mitigar os impactos menos positivos da pandemia em termos dos comportamentos alimentares e de atividade física.

Participe e partilhe!

Para saber mais, consulte:

Inquérito > Alimentação e atividade física em contexto de contenção social


Covid-19 | ULSBA recebe doação

16/04/2020

Unidade recebe doação de 40 mil euros para aquisição de ventiladores

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) recebeu uma doação de 40 mil euros para a comprar cinco ventiladores para o Hospital José Joaquim Fernandes – Beja (Hospital de Beja), no âmbito do combate à Covid-19.

O valor foi doado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Beja e Mértola.

De acordo com a ULSBA, o valor remanescente da compra dos ventiladores vai ser canalizado para comparticipação de custos associados à transformação de quartos para isolamento de doentes Com covid-19 e com pressão negativa no Hospital de Beja.

A ULSBA estima que os cinco ventiladores sejam entregues ao hospital «no início da próxima semana» e agradece publicamente o donativo do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Beja e Mértola.

A instituição também «assinala e enaltece publicamente o movimento de apoio social, individual e coletivo que a população e entidades da região têm protagonizado durante estes tempos difíceis» de combate à Covid-19, «dando ainda mais força« à ULSBA para «vencer esta dura batalha».

Para saber mais, consulte:

ULSBA > Notícias


Covid-19 | Nova área dedicada na ULSBA

16/04/2020
Thumb | COVID-19 | Conferências de Imprensa Diárias

Mais uma área dedicada à doença Covid-19 em Serpa

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) divulga que tem mais uma área dedicada à doença Covid-19 e a funcionar no Pavilhão Municipal de Desportos Carlos Pinhão, na cidade de Serpa.

Segundo a ULSBA, a nova área, que começou esta semana a funcionar no pavilhão, o qual foi cedido pela Câmara de Serpa e totalmente adaptado para o efeito com o apoio do município, destina-se apenas ao atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo novo coronavírus que provoca a Covid-19 encaminhados pela Linha SNS 24 ou triados nos centros de saúde da região.

De acordo com a ULSBA, a área funciona todos os dias entre as 8 e as 20 horas, é composta por áreas diferenciadas para receção, espera e observação de utentes com suspeitas de infeção pelo novo coronavírus e dispõe de uma equipa de saúde, com médico, enfermeiro, assistente operacional e assistente técnico, além de uma equipa de limpeza.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo – http://www.ulsba.min-saude.pt/


Covid-19 | Videochamadas «curam»

16/04/2020

Hospital da ULS Guarda faz videochamadas para «curar» distâncias

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda divulga que as equipas do Serviço de Medicina do Hospital Sousa Martins «vão facilitar videochamadas entre doentes e os seus familiares, graças a dois equipamentos que foram cedidos para o efeito».

De acordo com a ULS «os internamentos sem visitas tornam-se penosos tanto para os doentes, como para as suas famílias que ficam largas semanas sem os poder ver».

As famílias que pretendam beneficiar deste recurso para «encurtar» distâncias devem entrar em contacto com o Serviço de Medicina – Sector A e Sector B.

Desde meados de março que estão suspensas as visitas aos doentes internados nos hospitais da ULS devido à pandemia da Covid-19.

«Sabemos que psicológica e emocionalmente a presença da família é um coadjuvante importante na recuperação dos doentes», assegura a ULS Guarda.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias


Covid-19 | Planeamento de recursos

16/04/2020

OMS apresentou ferramenta digital portuguesa para resposta à pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou formalmente a ferramenta portuguesa «ADAPTT Surge Planning Support Tool» como instrumento global para o planeamento da necessidade de resposta à pandemia do Covid-19.

Esta ferramenta foi desenvolvida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e pela GLINTT- Global Intelligent Technologies, em colaboração com a OMS, tendo as entidades portuguesas acordado em libertar a ferramenta em open source (código aberto).

Desde a semana passada, esta ferramenta está a ser utilizada em testes por vários países das regiões da OMS, tendo sido traduzida em quatro línguas: inglês, russo, espanhol e português.

A ADAPTT é uma ferramenta gráfica, destinada a ser utilizada por especialistas em planeamento de cuidados de saúde e decisores políticos, permitindo que os diferentes Estados-Membros da OMS se concentrem nas informações de planeamento de recursos, tais como o número de camas necessários – total, moderado, grave (oxigenoterapia) e crítico (incluindo ventilação mecânica, terapia de substituição da função renal e oxigenação por membrana extracorpórea), as datas de escassez prevista de cada tipologia de camas ou os recursos humanos detalhados necessários, particularmente diferentes especialidades e competências de médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares de saúde.

A ferramenta é flexível, permitindo que os utilizadores dos vários países insiram os seus dados epidemiológicos, variem os cenários de mitigação (ao usar o modelo epidemiológico ilustrativo da ferramenta) e adaptem a ferramenta a diferentes taxas de ataque.

Fonte: Lusa