INEM: CODU reforçados com 21 novos Médicos Reguladores

16/04/2020

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foram reforçados com 21 novos Médicos Reguladores, passando o CODU a contar com 80 Médicos. Estes profissionais integraram as escalas de trabalho das Centrais Médicas do INEM em janeiro, após conclusão do Curso de Médico Regulador e respectivos estágios.

Os Médicos dos CODU do INEM desempenham um papel fundamental em todo o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) pois têm um papel regulador nas chamadas recebidas no CODU.

Entre outras funções, apoiam, do ponto de vista clínico, a triagem efetuada pelos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), realizando o acompanhamento clínico das diversas ocorrências, a ativação das Vias Verdes Coronárias e do Acidente Vascular Cerebral, a referenciação e o encaminhamento dos meios de emergência para as unidades de saúde mais adequadas, e promovendo a articulação entre os cuidados de saúde pré-hospitalares e hospitalares.

A entrada em funções destes Médicos Reguladores veio adicionar qualidade na resposta às cerca de 3500 chamadas de emergência recebidas nos CODU do INEM diariamente, reforçando desta forma o seu acompanhamento clínico.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias