Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 27/04/2020: Relatório de Situação DGS, Atualização de Norma DGS (Abordagem do Doente com Suspeita ou Infeção por SARS-CoV-2), Notícias

Relatório de Situação nº 056 | 27/04/2020

Relatório de Situação nº 056 | 27/04/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 056 | 27/04/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 004/2020 de 23/03/2020 atualizada a 25/04/2020 – DGS

Norma nº 004/2020 de 23/03/2020 atualizada a 25/04/2020

COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – Abordagem do Doente com Suspeita ou Infeção por SARS-CoV-2


Covid-19 | Equipamentos proteção individual

27/04/2020

Portugal reforça, esta semana, equipamentos de proteção individual

Portugal vai receber esta semana, do mercado externo, 7,9 milhões de máscaras cirúrgicas e quatro milhões de respiradores FFP2 e FFP3, num total próximo de 12 milhões, avançou hoje o Secretário de Estado da Saúde.

«Sobre equipamentos de proteção individual, que são fundamentais nesta batalha, prevê-se a chegada esta semana do mercado externo de 7,9 milhões de máscaras cirúrgicas, bem como de quatro milhões de respiradores FFP2 e FFP3», anunciou António Lacerda Sales.

Paralelamente, «o mercado interno está também cada vez mais a dar respostas, estando prevista a entrega esta semana de uma quantidade significativa de equipamentos, como luvas, batas, toucas e máscaras provenientes da indústria nacional», acrescentou o governante, explicando que o objetivo é reforçar a proteção dos profissionais de saúde no âmbito da luta contra a Covid-19.

O Secretário de Estado da Saúde falava na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde sobre a evolução da pandemia no país.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim-de-semana prolongado de 1 a 3 de maio

Para saber mais, consulte:

Facebook da DGS > Covid – 19 | Conferência de Imprensa – 27/04/2020


Covid-19 |Cuidados Continuados Integrados

27/04/2020

Nova Unidade em Albergaria-a-Velha com 40 camas destinadas ao internamento de Cuidados Continuados Integrados

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Residências Montepio, S.A. em Albergaria-a-Velha, abriu esta segunda-feira, com 40 camas destinadas ao internamento de média duração e reabilitação, segundo a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), passando esta Região a contar com um total de 330 camas, sendo 164 camas desta tipologia, no distrito de Aveiro.

De acordo com a ARSC, está prevista a possibilidade de integrar, a curto prazo, mais 30 camas para cuidados de convalescença e 20 camas para internamentos de longa duração, nesta unidade, que representa a oitava estrutura de cuidados continuados desta entidade, a abrir no país.

Com a abertura destas 40 camas em Albergaria-a-Velha, o distrito de Aveiro, que integra a ARS Centro e a ARS Norte, aumenta a capacidade de resposta na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) para um total atual de 462 camas.

A RNCCI é um projeto conjunto dos ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e é formada por um conjunto de instituições, públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social.

Os Cuidados Continuados Integrados, como a designação indica, “promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia”. Têm por objetivo “a recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra”.


Covid-19 | CHL apoio emocional

27/04/2020

Centro Hospitalar Leiria disponibiliza apoio emocional à população

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai disponibilizar apoio emocional à população que sinta que a sua saúde mental está a ser afetada face à pandemia da Covid-19.

Este serviço pretende impedir que as pessoas mais afetadas pelo isolamento social e pela incerteza da situação atual, que poderão evidenciar situações de ansiedade, insegurança, medo e desesperança, desenvolvam patologias mentais mais graves, como o caso da depressão ou até suicídio, de acordo com o centro hospitalar.

Esta medida tem ainda como objetivo contribuir para o restabelecimento do bem-estar da população, que possa estar a ser afetada no seu equilíbrio emocional, no contexto de confinamento devido ao novo coronavírus.

O apoio emocional à população será prestado por uma equipa composta por profissionais da área da saúde mental, entre médicos psiquiatras, psicólogos e enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental, coordenada pelo Diretor do Serviço de Psiquiatria do CHL.

O apoio pode ser solicitado por qualquer cidadão da área de abrangência do CHL, devendo o pedido ser efetuado:

Os utentes poderão também ser encaminhados para a referida equipa pelos profissionais que os acompanham e com o seu consentimento.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Covid-19 | Guia CASA+

27/04/2020

Lançado guia sobre saúde mental em regime de teletrabalho

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, participou na elaboração do Guia CASA+ “Trabalhar a partir de Casa e Cuidar da Saúde Mental”, que visa apoiar as pessoas que estão em teletrabalho.

Enquadrado no contexto da pandemia da Covid-19, o guia tem como objetivo “fornecer recursos para apoiar as pessoas que vivenciavam momentos de maior fragilidade e que necessitam de manter um nível de equilíbrio psicológico e emocional compatível com uma vivência autónoma e o normal exercício profissional”.

O manual CASA+, realizado no âmbito do Projeto 2.1. do Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública, fornece um conjunto alargado de recursos que podem ajudar as pessoas em regime de teletrabalho nos desafios da organização da sua vida diária e na conciliação dos momentos de trabalho com aqueles outros momentos, tão importantes, para estarem com a família e consigo próprios.

O Grupo de Trabalho que desenvolveu o manual foi coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e integrou, além da DGS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., a Autoridade para as Condições de Trabalho, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, o Instituto Nacional para a Reabilitação, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Polícia Judiciária (PJ). O projeto teve ainda o apoio da Agência para a Modernização Administrativa.

Para saber mais, consulte:

DGS > Manual Casa+


ULS Castelo Branco | Raio-X portátil

27/04/2020

Aquisição de equipamento, no valor de 100 mil euros, aumenta resposta em imagiologia

A Unidade Local de Saúde (ULS) Castelo Branco adquiriu recentemente um novo equipamento de Raio-X portátil, um investimento da ordem dos 100 mil euros.

O novo equipamento, destinado ao Serviço de Imagiologia, foi adquirido para aumentar a capacidade de resposta na área de imagiologia convencional.

De acordo com a ULS, este aparelho permite uma visualização imediata da imagem, obtendo facilmente o processamento e controlo de qualidade.

Outra grande vantagem, segundo a ULS Castelo Branco, é a mobilidade do equipamento, permitindo a melhoria das condições dos exames complementares, nomeadamente aos doentes críticos e nas áreas de internamento e blocos operatórios.

Este equipamento «é essencial para o diagnóstico e tratamento de doentes que necessitem de realizar exames radiológicos convencionais, entre os quais se encontram doentes com patologias respiratórias graves pelo que tem uma importância vital perante a atual pandemia de Covi-19», destaca a ULS Castelo Branco.

Para saber mais, consulte:

ULS Castelo Branco > Notícias


Suporte Básico de Vida

27/04/2020

ULS Guarda acreditada para formação com Desfibrilhação Automática Externa

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda foi acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).

Com esta acreditação, promovida pelo Gabinete de Certificação e Acreditação do Departamento de Formação em Emergência Médica do INEM, a ULS da Guarda fica capacitada para dar formação acreditada em SBV-DAE, de acordo com as normas e preceitos do INEM.

Esta colaboração entre a ULS da Guarda e o INEM nos domínios pedagógico e técnico, nomeadamente na área da formação em emergência médica, vai possibilitar que os profissionais de saúde que trabalham na ULS possam ter acesso a formação relevante nesta área de atuação, reforçando desta forma a capacidade de resposta na prestação de primeiros socorros em situações de emergência à população.

Neste âmbito, a ULS da Guarda dispõe de uma equipa de formadores acreditados em Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado de Vida e SBV-DAE e de material pedagógico adequado para tal.

A ULS da Guarda fica agora com acreditação global no campo da emergência.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda > Notícias


Covid-19 | Medição temperatura corporal

27/04/2020

Ministra da Saúde alerta para a medição temperatura em contexto de trabalho

A Ministra da Saúde recomenda que os trabalhadores devem ter o cuidado de medir duas vezes ao dia a sua temperatura corporal.

«Um trabalhador deve ter o cuidado de medir duas vezes ao dia a sua temperatura» e deve alertar a entidade patronal caso registe alguma alteração, afirmou a Ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a pandemia da Covid-19, decorrida no domingo, dia 26 de abril.

A governante salientou que, «se as pessoas sentirem que têm temperatura, devem abster-se de ir trabalhar».

Além da responsabilidade individual de cada trabalhador, a Ministra da Saúde apontou para vários aspetos legais sobre a medição da temperatura corporal por parte da entidade patronal, salientando que tem de haver consentimento expresso do trabalhador e que o controlo tem de estar sujeito a dever de confidencialidade.

Na conferência de imprensa, a Ministra da Saúde remeteu ainda para a explicação dada no sábado pelo Trabalho Solidariedade e Segurança Social, que afirmou que a medição da temperatura corporal aos trabalhadores «não se afigura inviável», desde que não seja guardado qualquer registo da mesma.

Nessa mesma nota, o Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social referiu que o Governo vai clarificar a matéria por via legislativa.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Esclarecimentos sobre medição de temperatura aos trabalhadores

Voltar


Covid-19 | Novos circuitos distintos

27/04/2020

Hospital de Évora reconfigura espaços e adota novas medidas de segurança

O Hospital do Espírito Santo – Évora, EPE (HESE) criou dois circuitos distintos, um para casos suspeitos e confirmados de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o outro para os restantes doentes.

Todos os doentes passam pelo posto de triagem primário, instalado em contentores colocados junto ao edifício do hospital, onde estão um enfermeiro e um médico, que fazem a separação dos casos.

Os que não são suspeitos seguem para a urgência geral e os que podem estar infetados pelo novo coronavírus e tiverem sintomas são encaminhados para a “urgência covid”, que foi criada no espaço onde eram realizados os exames especiais.

A “urgência covid” conta com quatro quartos, um deles com pressão negativa e equipamentos que permitem a entubação e a reanimação, e ainda um espaço aberto para doentes instáveis, podendo ter até 10 pacientes em simultâneo.

Este espaço sofreu algumas alterações, como a abertura de pequenas janelas nas portas para permitir a observação dos doentes sem entrar. É nesta área que os doentes aguardam pelos resultados dos testes e no dia em que a Lusa visitou o hospital estavam nestas circunstâncias cinco pessoas, homens e mulheres, todas com mais de 70 anos.

Quando um doente é transferido da “urgência covid” para a enfermaria ou para os cuidados intensivos, o percurso é fechado para a sua passagem e são colocadas baias de proteção, sendo usado um elevador exclusivo.

No laboratório, existe uma caixa com a palavra “covid-19”, junto à entrada, onde são colocadas as amostras, que são recolhidas e levadas por um técnico para análise numa pequena divisão, com pressão negativa e fechada a “sete chaves”.

De acordo com a Diretora do serviço de patologia clínica, Filomena Caldeira, o trabalho no laboratório faz “à volta de 70 a 80” testes por dia e chegou a fazer mais de 100, quando dava resposta aos outros hospitais do Alentejo, estando a prestar ainda apoio a estes e à Universidade de Évora na realização de testes nos lares de idosos.

A unidade hospitalar tem 24 camas para o internamento de doentes com covid-19 em duas enfermarias, uma no quarto piso, onde era a convalescença, e outra, no terceiro, que funcionou como cirurgia 2, que não está a ser utilizada.

Com a pandemia, o HESE passou a ter duas unidades de cuidados intensivos, uma para doentes com Covid-19, com oito camas, e outra polivalente para pacientes com outras patologias, que possui quatro camas.

No início da pandemia em Portugal, o hospital criou uma “task force” para analisar e decidir, em permanência, questões relacionadas com a Covid-19, que integra vários profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros.
Rui Matono, Diretor do Serviço de Urgência e um dos elementos da “task force”, justifica a reorganização do hospital com a necessidade de “maximizar a segurança de utentes, doentes e profissionais”.

“O hospital não poderia ser só para os doentes com a infeção SARS-CoV-2. Tem de continuar a prestar todos os cuidados de saúde necessários e para os quais está vocacionado”, lembra o clínico.

Fonte: Lusa

Para saber mais, visite:

Hospital do Espírito Santo – Évora, EPE – Notícias


Covid-19 | Consultas programadas

27/04/2020

Alguns hospitais retomam consultas programadas em 4 de maio

Alguns hospitais vão retomar as consultas programadas na semana que se inicia em 4 de maio, anunciou a Ministra da Saúde, Marta Temido.

Na sexta-feira, 24 de abril, o Ministério da Saúde contactou com a maioria dos hospitais que pertencem ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo que «há hospitais em que o início da retoma [das consultas programadas] começa já na semana de 4 de maio», afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa de atualização de informação sobre a pandemia, no dia 25 de abril.

Outros hospitais irão retomar as consultas «mais para adiante», havendo já instituições nas quais «já se iniciou uma remarcação da atividade que há umas semanas estava suspensa», acrescentou a Ministra.

Marta Temido salientou que os calendários de retoma de cada hospital e centro de saúde estão dependentes da «pressão que cada instituição sente na sua envolvente».

«Algumas entidades e instituições do interior do país, na Beira Baixa, e algumas instituições do Norte Alentejano, terão maior facilidade se o panorama se mantiver, numa retoma precoce da atividade», notou, frisando que este será um processo «gradual, faseado e acompanhado», sendo que a mesma lógica é aplicada aos centros de saúde, onde se tem apostado na grande utilização da telemedicina.

No início da conferência de imprensa, Marta Temido salientou que a atividade do SNS não relacionada com a pandemia “tem de ser retomada de forma faseada, com recurso à telessaúde e à prescrição eletrónica», e que os profissionais de saúde devem trabalhar sempre protegidos.

A governante recordou que, até ao final de março, face à resposta do SNS à pandemia da Covid-19, registou-se um decréscimo de 320 mil consultas médicas nas unidades de cuidados de saúde primários, de 180 mil consultas médicas hospitalares e nove mil cirurgias programadas.

«A resolução destes efeitos adversos da Covid-19 nada tem a ver com a de outros fenómenos de suspensão da atividade com que nos confrontámos nos tempos recentes. Nada tem a ver com o esforço [que será] necessário para recuperar desta atividade suspensa com aquilo que foi o esforço para recuperar de greves ou de listas de espera», constatou.

Nesse sentido, a recuperação «que aí vem vai ser muito mais penosa», até porque terá que haver um maior espaçamento entre consultas, num processo feito de forma «avaliativa e gradual».

«Se o SNS tem sido capaz de ser exemplar na resposta aos portugueses na Covid-19, será certamente capaz de garantir que a atividade suspensa é recuperada o melhor possível, com o menor dano possível. Mas é evidente que é impossível sair desta situação sem marcas nem cicatrizes», frisou a Ministra.

Fonte: Lusa


Covid-19 | Doentes recuperados

27/04/2020
laboratorios_covid_thumb

Doentes em casa passam a recuperados com um teste negativo

Os infetados com o novo coronavírus que estão em casa passam a ser considerados casos recuperados se ao fim de 14 dias tiverem um único teste negativo e se já não tiverem sintomas, foi anunciado no sábado, dia 25 de abril, na conferência de imprensa diária sobre a situação da pandemia do novo coronavírus em Portugal.

Já os doentes internados em hospitais continuarão a precisar de ter dois testes negativos, com um intervalo de 24 horas, para serem considerados recuperados da doença da Covid-19, anunciaram a Ministra da Saúde, Marta Temido, e a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas explicou que «os doentes ligeiros, que fiquem no domicílio e que tenham sintomas ligeiros, têm a indicação para fazer um único teste e são considerados recuperados se o teste der negativo», ultrapassados os sintomas. «É um passo em frente», sublinhou.

Até agora, todos os infetados precisavam de ter dois testes negativos, com um intervalo de 24 horas, para serem considerados recuperados.

As alterações, explicou Graça Freitas, decorrem de «evidências científicas, das orientações das organizações internacionais, da experiência dos outros países e da avaliação» ao trabalho feito em Portugal.

Por outro lado, acrescentou, os testes passaram a ser prescritos pelos médicos de família, a quem os casos são reencaminhados pela linha SNS24, após um primeiro rastreio e a indicação de que se trata de um suspeito de Covid-19.

O Ministério de Saúde está também a alargar os testes de diagnóstico a profissionais dos lares, uma tarefa que deverá estar concluída até ao «final deste mês ou inícios de maio», disse a Ministra Marta Temido, que frisou que devem continuar a ser adotadas as regras de distanciamento.

Fonte: Lusa


Covid-19 | Ensaios clínicos em Portugal

27/04/2020

Infarmed organizou reunião sobre o projeto de implementação, dia 24

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participou, no dia 24 de abril 2020, em reunião sobre o projeto de implementação de ensaios clínicos, no âmbito da Pandemia Covid-19, que decorreu nas instalações do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.

Na reunião, foi apresentado pelo Presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, o enquadramento e o projeto de implementação em Portugal, dos ensaios clínicos Solidarity e Discovery, promovidos respetivamente pela Organização Mundial de Saúde e pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale – INSERM, organização pública francesa exclusivamente dedicada à pesquisa biológica, médica e de saúde pública.

As condições da realização dos Centros de Ensaios Clínico e os próximos passos da implementação dos referidos ensaios em Portugal, foram também outras das matérias apresentadas.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Notícia