Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 06/05/2020: Relatório de Situação DGS, Norma DGS Exames Endoscópicos Digestivos, Notícias

Relatório de Situação nº 065 | 06/05/2020

Relatório de Situação nº 065 | 06/05/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 065 | 06/05/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 012/2020 de 06/05/2020 – DGS

Norma nº 012/2020 de 06/05/2020

COVID-19: Exames Endoscópicos Digestivos


Visita ao SUCH

06/05/2020

Secretária de Estado e Adjunta da Saúde destaca a recuperação de 105 ventiladores

A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, visitou hoje as instalações do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), entidade responsável pela recuperação de 105 dos 119 ventiladores que se encontravam inutilizados e que já foram recolocados ao serviço dos hospitais. As oficinas da instituição vão ainda assegurar os necessários testes de funcionamento, montagem e desinfeção dos novos ventiladores adquiridos pelo Ministério da Saúde.

“Hoje no SNS temos mais 531 ventiladores em funcionamento que acrescem aos 1142 que estavam disponíveis em março para a resposta à pandemia e continuamos a reforçar esta capacidade”, salientou a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

Jamila Madeira aproveitou ainda para destacar o know how técnico, logístico e de suporte desempenhado pelo SUCH, assim como o seu papel dinamizador na articulação entre as diversas entidades intervenientes, no sentido de alavancar soluções tecnológicas, logísticas e de resposta aos diferentes desafios que surgiram no âmbito do combate ao novo coronavírus.


Covid-19 | Diabéticos e hipertensos

06/05/2020

Doentes estão abrangidos pelo «chapéu da doença crónica», esclarece SES

O Secretário de Estado da Saúde esclareceu esta quarta-feira, dia 6 de maio, que os doentes diabéticos e hipertensos, caso tenham uma descompensação, estão abrangidos pelo «chapéu da doença crónica», sendo desta forma abrangidos pelo regime excecional que permite apresentar faltas justificadas ao trabalho ou teletrabalho.

«Todos os doentes diabéticos e todos hipertensos que estejam em situação de descompensação, devidamente validada pelos seus médicos, estarão sob o chapéu das doenças crónicas», garantiu António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária sobre a Covid-19, que decorreu no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Os hipertensos e diabéticos não são abrangidos pelo regime excecional de proteção laboral para imunodeprimidos e doentes crónicos, no âmbito da pandemia da Covid-19, definido no Decreto-Lei n.º20/2020, mas serão considerados por este regime em caso de descompensação da doença.

Diabéticos e os hipertensos: Grande maioria dos doentes está compensada

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, os «diabéticos e hipertensos podem ficar tranquilos e confiantes», ressalvando que estes doentes têm fatores de risco para poderem desenvolver doenças crónicas, mas está provado que, caso estejam compensados, «não têm maiores possibilidades de virem a ser infetados por Covid-19».

«Na sua grande maioria os diabéticos e os hipertensos são fatores de risco para doenças crónicas, mas a grande maioria dos doentes está compensada. Contudo, não significa que a qualquer momento não possam descompensar e por isso sabemos que sempre que isso aconteça estarão com certeza cobertos pelo chapéu das doenças crónicas.

Declaração de retificação: a lista de doenças tem apenas um caráter exemplificativo

Agora, só doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica, doentes oncológicos e portadores de insuficiência renal podem faltar ao trabalho com a apresentação de uma declaração médica que ateste a condição de saúde do trabalhador e que justifica a sua especial proteção no âmbito da pandemia.

Segundo Lacerda Sales, o que está provado é que os doentes com hipertensão ou com a diabetes têm fatores de risco para desenvolver outras doenças, mas «não estão associados a uma maior possibilidade de infeção por covid-19 e por isso há esta diferença entre a compensação e a descompensação». Acrescentou ainda que a lista de doenças enumerada no Decreto-Lei n.º 20/2020, agora retificado, tem apenas «um caráter exemplificativo».

Para saber mais, consulte:


Famílias em tempo de pandemia

06/05/2020

DGS e UNICEF organizam webinar para ajudar famílias portuguesas

A Direção-Geral de Saúde (DGS) e UNICEF Portugal dinamizam esta quinta-feira, dia 7 de maio, pelas 17 horas, um webinar dedicado ao tema: “Famílias em tempo de pandemia: Direitos para todos”.

O objetivo é ajudar as famílias portuguesas e responder às suas questões sobre a importância de manter as relações saudáveis, saúde e bem-estar de toda a família, no contexto atual da pandemia da Covid-19.

A representar a DGS estará a enfermeira Bárbara Menezes, Coordenadora do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e representante da DGS na Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Pela UNICEF estará presente Leonor Costa, da Direção de Políticas de Infância e Juventude.

«Como fortalecer os laços entre as famílias e gerir momentos de maior tensão?» e «Como lidar com a nova dinâmica na vida das crianças, jovens, pais, mães e cuidadores/as?» serão algumas das questões a abordar no webinar da DGS e da UNICEF que pode aceder através deste link.

Para saber mais, consulte:

DGS > Comunicado de imprensa


UNICEF e Direção-Geral de Saúde juntam-se em webinar para responder às famílias

UNICEF e Direção-Geral de Saúde juntam-se em webinar para responder às famílias

No contexto atual da pandemia da COVID-19 o isolamento e o distanciamento são medidas essenciais para evitar a propagação do vírus entre as pessoas.

Neste momento crítico é importante fortalecer os laços entre as famílias e gerir aqueles que poderão ser momentos de maior tensão, bem como a nova dinâmica na vida das crianças, jovens, pais, mães e cuidadores/as.

Assim a Direção-Geral da Saúde e a UNICEF dinamizam um webinar para todas as famílias sobre a importância de manter as relações saudáveis, saúde e bem-estar de toda a família.

Esta sessão será no dia 7 de Maio às 17h através da hiperligação.

De forma a fomentar a participação de todos poderá até dia 6 de Maio colocar questões que gostaria de ver abordadas na sessão pelas especialistas através do seguinte formulário.

Uma vez que esta sessão tem um limite máximo de participantes iremos proceder à gravação de divulgação de forma a disseminar esta informação entre todos os interessados.

Consulte a Nota de Imprensa emitida a propósito.


Covid-19 | Sequenciação do genoma

06/05/2020

INSA identificou 150 mutações do novo coronavírus

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) encontrou 150 mutações do novo coronavírus desde Wuhan, na China, até Portugal, depois de ter começado a sequenciar o genoma, revelou hoje o presidente do Laboratório Nacional, Fernando Almeida.

Na conferência de imprensa diária, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, explicou que este estudo de âmbito nacional, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e liderado pelo INSA, com a participação do Instituto Gulbenkian da Ciência e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, pretende sequenciar mil genomas do coronavírus.

Antónia Lacerda Sales sublinhou que a sequenciação do genoma irá possibilitar «identificar cadeias de transmissão, a escala e a cronologia da transmissão, os pontos de entrada em Portugal», o que permitirá «avaliar o impacto das medidas de contenção», bem como «orientar as medidas a implementar em caso de um novo surto».

Até ao fim da semana, o INSA prevê sequenciar 450 amostras do novo coronavírus em Portugal. Fernando Almeida sublinhou que agora «é o tempo de ir em busca daquilo que o coronavírus nos pode dar em termos de resposta», explicando que a sequenciação do genoma do SARS-CoV-2 permite identificar «a impressão digital deste coronavírus» e perceber se o vírus que saiu de Wuhan «é o mesmo ou se tem outras linhas».

«Este genoma permite também identificar clara e inequivocamente, num determinado doente que foi infetado com coronavírus, toda a sua linha de transmissão e de onde veio essa linha de transmissão», salientou o responsável, realçando que esta ferramenta «é muito importante» na fase de confinamento em que o país entrou.

Com este trabalho, os investigadores poderão também perceber se «há linhagens mais severas e mais agressivas» e que poderão constituir motivo de maior atenção no tratamento, explicou.

Para saber mais, consulte:

Facebook da Direção-Geral da Saúde > Conferência de imprensa 06/05/2020


Retomada a avaliação final do internato médico e os procedimentos concursais – ACSS

Após ter sido suspensa devido ao Covid-19, o Despacho n.º 5281/2020, publicado a 6 de maio, determina a retoma da avaliação final dos médicos internos inscritos na 1.ª época de 2020.

O diploma inclui ainda os termos e procedimentos a adotar para a realização das provas inerentes ao internato médico, assim como para os procedimentos concursais para assistente graduado sénior, habilitação ao grau de consultor da carreira médica e todos os demais que se encontrem em fase de aplicação de métodos de seleção que impliquem a presença dos candidatos.

Publicado em 6/5/2020


Médicos | Formação 1.ª época 2020

06/05/2020

Retoma da avaliação final do processo formativo com efeitos a 3 de maio

Foi publicado hoje, dia 6 de maio, o despacho que permite retomar as provas de avaliação final da primeira época do internato médico do ano de 2020, que foram suspensas em 18 de março devido à Covid-19.

O diploma, assinado pelo Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, produz efeitos a partir do dia 3 de maio de 2020.

«O desenvolvimento dos concursos para o acesso e ingresso nas carreiras especiais da saúde é fundamental para que tenhamos mais médicos especialistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS)», justificou ontem, dia 5 de maio, o Secretário de Estado da Saúde.

A realização das provas deve iniciar-se já a partir de 8 de junho de 2020 e o processo de avaliação final deve ficar concluído até ao dia 3 de julho de 2020.

«São boas notícias para os jovens médicos, mas são também excelentes notícias para o SNS, que não pára. Está on para dar respostas no âmbito da Covid-19 e além da Covid-19», sublinhou o governante, na conferência diária para atualização da informação relativa à doença.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 5281/2020 – Diário da República n.º 88/2020, Série II de 2020-05-06
Determina a retoma da avaliação final do processo formativo dos médicos que concluíram a respetiva formação na 1.ª época de 2020


Infarmed lança infografias

06/05/2020

Informação sobre notificação de reações adversas

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde produziu duas infografias com o objetivo de alertar os doentes com doença Covid-19 (confirmada ou suspeita) e os profissionais que os acompanham para a importância de notificar qualquer suspeita de reação adversa a medicamentos, estejam eles a ser ministrados no âmbito da Covid-19 ou sejam de toma habitual.

Através desta notificação, doentes e profissionais de saúde podem ajudar a reunir evidências valiosas para a tomada de decisões informadas sobre a utilização segura e eficaz dos medicamentos à medida que a pandemia evolui.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Infografia Cidadãos
Infarmed > Infografia Profissionais de Saúde


Covid-19 |Três áreas dedicadas

06/05/2020

ARS Alentejo aumenta capacidade de resposta na região

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo anunciou que entraram em funcionamento três Áreas Dedicadas à Covid-19 (ADC – Comunidade) em Portalegre, Ponte de Sor e Elvas.

A área de Portalegre está instalada num pavilhão junto à porta da Urgência do Hospital Dr. José Maria Grande e abrange, além dos utentes de Portalegre, os de Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Crato, Arronches e Monforte.

Em Ponte de Sor, o serviço está a funcionar njunto ao Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Ponte de Sor e abrange os utentes de Alter do Chão, Avis e Gavião, além de Ponte de Sor.

Já a ADC – Comunidade de Elvas funciona num pavilhão nas traseiras do Centro de Saúde de Elvas e atende os utentes de Elvas, Campo Maior, Fronteira e Sousel.

As três Áreas Dedicadas ao Covid, na área de influência da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, têm o horário, nos dias úteis, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados funcionam das 9 às 13 horas.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo > Notícias