ULSNA: normalização dos serviços | CHULN: reforço de profissionais

ULSNA | Normalização dos serviços

06/05/2020

Retoma gradual da atividade assistencial não urgente nos hospitais e CS

Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) informa que a atividade assistencial não urgente, que tinha sido suspensa no Hospital Dr. José Maria Grande – Portalegre e Hospital Santa Luzia de Elvas, e nos centros de saúde, devido à pandemia de Covid-19, começou a ser retomada, no passado dia 20 de abril, «de forma gradual, e com medidas de segurança e proteção reforçadas para doentes e profissionais de saúde».

«Nunca houve uma suspensão total da assistência aos doentes não-Covid», admitindo, contudo, que a atividade assistencial não urgente «foi muito afetada, estando já agora a serem remarcadas consultas externas, exames complementares de diagnóstico e cirurgias quer de ambulatório quer convencionais», revela a ULSNA.

No Hospital de Portalegre, «no máximo até ao dia 11 de maio», a Consulta Externa deverá estar a funcionar dentro da normalidade, «sendo que nos últimos dias já se realizaram consultas presenciais, bem como alguns exames complementares de diagnóstico» avança a ULSNA.

O Hospital de Dia e as consultas de Oncologia, cumprindo instruções da Direção-Geral da Saúde, serão deslocalizadas para fora do edifício do Hospital Dr .José Maria Grande, ficando a funcionar nas antigas instalações da Escola Superior de Saúde de Portalegre, conclui a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Para saber mais, consulte:

ULSNA > http://www.ulsna.min-saude.pt/


Reforço de profissionais

06/05/2020

CHULN reforça presença de técnicos na Central de Colheitas

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) reorganizou e reforçou a presença de técnicos na Central de Colheitas do Hospital de Santa Maria nas primeiras horas da manhã, medida que visa prevenir a ocorrência de filas de espera, como as geradas pelos picos de afluência dos últimos dois dias e já com resultados visíveis no dia de hoje.

A esta reorganização, que permite gerir de forma flexível o número de profissionais destacados para a Central de Colheitas em função da procura de utentes ao longo do dia, seguir-se-ão novas regras de agendamento e desfasamento de horários das análises para evitar aglomerações.

O horário da Central de Colheitas pode ainda vir a ser alargado de forma progressiva até às 20 horas, se a procura o justificar.

Recorde-se que o CHULN tem já em curso um plano de retoma da atividade programada, através do qual pretende aumentar em 50% o número de consultas presenciais a serem realizadas em maio.

Para saber mais, consulte:

CHULN – http://www.chln.pt