Partos no CHBV: pais vão assistir ao parto desde que realizem o teste da Covid-19

12/05/2020

O Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) vai autorizar a presença do pai nos partos programados desde que se submetam ao teste da Covid-19.

De acordo com o CHBV, vai ser permitida a presença do pai durante o trabalho de parto, “desde que ele próprio se submeta ao teste, que pode ser realizado no próprio centro hospitalar, na mesma altura da grávida ou, em alternativa, apresentar, no momento do parto, um resultado negativo a teste realizado no exterior, nas 48 horas anteriores”.

O Serviço de Obstetrícia do CHBV está a contactar as mulheres com gravidez de termo para as testar previamente à Covid-19, programando o parto de acordo com “com critérios obstétricos”.

No entanto, no caso das grávidas cujos partos “não possam ser programados (partos prematuros ou antes das 39 semanas de gestação), de forma a garantir a segurança de todos, mantém-se a interdição de acompanhamento” do trabalho de trabalho de parto, em vigor desde o dia 27 de março, em virtude da pandemia.

“No caso das cesarianas eletivas, desde que grávida e pai tenham sido testados nos termos definidos pelo Serviço de Obstetrícia, o pai, como já é habitual nestas situações, não pode assistir à intervenção, mas pode ver o bebé logo após o nascimento”, acrescenta o CHBV.

Para saber mais, consulte:

CHBV – http://www.chbv.min-saude.pt/