Infográfico INSA ─ Acidentes Domésticos e de Lazer

imagem do post do Infográfico INSA ─ Acidentes Domésticos e de Lazer

15-05-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, no âmbito do sistema de vigilância EVITA e no contexto da realidade atual de maior confinamento ao espaço físico da casa devido à pandemia COVID-19, disponibiliza um infográfico sobre os Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) com recurso aos serviços de urgência em 2019. Pretende-se destacar quem são as principais vítimas deste tipo de acidentes e onde ocorrem com maior frequência. A informação encontra-se estratificada por sexo, grupo etário e local de ocorrência.

Em 2019, 195.400 portugueses sofreram um ADL com necessidade de utilização do serviço de urgência, sendo que a ocorrência deste fenómeno foi visível tanto no sexo masculino como no sexo feminino, com idênticos valores percentuais.

Os acidentes registados ocorreram ao longo do ciclo de vida do individuo, sendo mais frequentes nos grupos etários considerados mais vulneráveis, nos mais velhos, com 65 e mais anos (29%) e nos mais jovens, dos 0 aos 14 anos (27%). Nas vítimas mais jovens, numa maior frequência em indivíduos do sexo masculino (58%), enquanto que, no grupo do mais velhos, as mulheres foram mais afetadas (65%).

O espaço físico da Casa surge como o local onde estes acidentes ocorreram com maior frequência (45%), com destaque para o sexo masculino dos 0 aos 14 anos e para o sexo feminino a partir dos 65 anos.

O infográfico apresentado tem como fonte de dados o sistema EVITA – Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do INSA, tratando-se de uma informação proveniente das notificações recebidas da rede de hospitais com serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que integraram o sistema EVITA durante o ano de 2019.

Criado em 2000, este instrumento de observação permite obter dados e informação adicional à informação clínica relevante para a monitorização e vigilância dos acidentes que ocorrem em ambiente doméstico, lazer, escolar e desportivo na população portuguesa, que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do SNS. As vítimas são caracterizadas quanto às situações, circunstâncias do local da ocorrência e das lesões sofridas, assim como, quanto aos agentes envolvidos.

Este infográfico está disponível em acesso aberto aqui.

Infográfico – Acidentes Domésticos e de Lazer