Teste da Primavera 2020: DGS associa-se à Semana Europeia que decorre entre 15 e 22 de maio

15/05/2020

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Infeção VIH e Sida e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se à Semana Europeia do Teste da Primavera 2020, organizada pela EuroTEST, que decorre entre os dias 15 e 22 de maio, envolvendo vários países da Europa.

A pandemia da Covid-19, provocada pelo coronavírus SARS-COV-2, afetou todas as sociedades à escala global. Com a evolução da situação pandémica, a Semana Europeia do Teste da Primavera teve que se adaptar mantendo as suas atividades centradas na promoção do teste de VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis (IST), mas em modo virtual.

Em 2020, a campanha reafirma a importância de partilhar as experiências adquiridas na área do VIH, hepatites virais e IST, para que se possa trabalhar em conjunto na resposta à Covid-19.

A Semana Europeia do Teste da Primavera tem por objetivo relembrar toda a comunidade que doenças como a infeção por VIH, hepatites virais e IST requerem a continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham as pessoas mais afetadas ou que vivem com essas infeções. Salienta ainda a importância de garantir o acesso aos serviços de VIH, hepatites virais e IST, com especial atenção às populações vulneráveis.

Prevenir, Testar e Tratar são serviços essenciais e devem ser apoiados em tempos de pandemia.

Saiba mais. Faça o teste!

Para saber mais, consulte: