20 de Maio Dia do Euromelanoma 2020

20/05/2020

Assinala-se esta quarta-feira, 20 de maio, o Dia do Euromelanoma – Dia dos Cancros da Pele. Este ano é o 21.º ano consecutivo em que se assinala esta data na Europa, sempre no mês de maio, sendo o dia ajustado anualmente, em função de eventos locais.

Em Portugal, a responsabilidade da organização deste dia é da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Devido à atual pandemia de Covid-19 e à necessidade de distanciamento social, este ano não haverá os habituais rastreios presenciais.

Assim, a APCC, em colaboração com SPDV e com o apoio da DGS, preparou folhetos informativos para ajudar a fazer o auto-exame, no sentido de identificar lesões suspeitas de cancros da pele para, de imediato, recorrer ao seu dermatologista ou médico assistente que terá possibilidade de efetuar o adequado rastreio e, se necessário, efetuar pedido de Teleconsulta, com imagens, aos serviços de dermatologia de todo o país.

Para saber mais, consulte:


A saudade sente-se na pele

20/05/2020

IPO Porto lança campanha de sensibilização contra cancro da pele

«A Saudade sente-se na pele» é o tema da campanha lançada esta semana pelo Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto), âmbito do Dia do Euromelanoma, que se assinala hoje, dia 20 de maio, em toda a Europa

Saudades dos abraços? Saudades dos beijos? Saudades do «Dá cá mais cinco»? Saudades do «Riqueza da avó»? São as emoções atuais e empáticas que pretendem alertar a população para os perigos do sol e para a prevenção do cancro cutâneo.

Na impossibilidade de receber a população para o habitual rastreio nesta data, o IPO Porto direciona a sua atuação para uma ação de sensibilização condizente com esta altura de confinamento, devido à pandemia. As frases usadas visam influenciar a população a não descurar os cuidados primários de saúde, e, em particular, os cuidados a ter com a pele.

«O tempo de pandemia é tempo de distanciamento. Entendemos que nada como demonstrar a importância da pele nas nossas relações sociais, ou na falta delas, para sensibilizar a população nesta fase para a importância dos cuidados a ter com a pele» explica a Coordenadora da Clínica da Pele do IPO do Porto, Matilde Ribeiro, reforçando que «estar em casa pode atenuar os riscos, mas não os faz desaparecer. Se detetar algum sinal de alarme, de forma segura, procure o seu médico assistente para fazer o rastreio adequado.»

As principais medidas de prevenção que, a Clínica da Pele do IPO do Porto recomenda, são:

  • Evitar exposições solares desnecessárias entre as 11 e as 17 horas;
  • Usar vestuário de proteção, em especial chapéu e óculos de sol;
  • Aplicar sempre protetor solar e fazer o autoexame na sua pele;
  • Se tiver sofrido alguma lesão de novo, identificado uma ferida que não cicatriza há 2 meses ou um sinal que se tenha modificado, procure o seu médico assistente.

«A pele memoriza as agressões do sol ao longo da vida. O excesso de exposição solar e sobretudo os escaldões aumentam o risco de aparecimento de cancro cutâneo. O diagnóstico precoce e a prevenção com início em idade jovem são fundamentais para a cura neste tipo de cancro» alerta o IPO Porto.

https://www.youtube.com/watch?v=AWME1cPP_oc&feature=youtu.be

O IPO Porto revela que, anualmente passam mais de 8 mil doentes pela Clínica da Pele e que «as últimas estimativas a nível nacional e para 2018 mencionam a incidência de melanoma em 13 casos/100.000 habitantes».

A campanha de prevenção conta com o apoio da Novartis e do Futebol Clube do Porto.

Visite:

IPO Porto > http://www.ipoporto.pt/