Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 27/05/2020: Relatório de Situação DGS, Norma DGS (Testes Laboratoriais para SARS-CoV-2; Testes Rápidos), Infarmed, Notícias

Relatório de Situação nº 086 | 27/05/2020

Relatório de Situação nº 086 | 27/05/2020

Relatório de Situação nº 086 | 27/05/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Circular Informativa Conjunta DGS/INFARMED/INSA nº 003/CD/100.20.200 de 27/05/2020

Circular Informativa Conjunta DGS/INFARMED/INSA nº 003/CD/100.20.200 de 27/05/2020

Testes Laboratoriais para SARS-CoV-2; Testes Rápidos


Nova edição da newsletter com resumo da informação da área COVID-19

Destaque do Resumo da Informação COVID-19 27-05-2020

27 mai 2020

Está disponível nova edição da newsletter com o resumo da informação mais recentemente publicada na área COVID-19.
Clique na imagem para aceder.


Esclarecimento na sequência do comunicado difundido pela Associação Nacional das Farmácias (Petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”)

26 mai 2020

Na sequência do comunicado difundido pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), em conexão com a «Petição – Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS», o Conselho Diretivo do Infarmed entendeu esclarecer questões relacionadas com ações conexas com a referida petição e o seu âmbito, junto da ANF e da Ordem dos Farmacêuticos, e cujo teor se sintetiza, para conhecimento das farmácias, dos farmacêuticos e do público em geral, na Nota Informativa em anexo.

Notícias 3

Covid-19 | Testes de diagnóstico

27/05/2020

Portugal já fez mais de 770 mil testes de diagnóstico

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou hoje que Portugal já fez mais de 770 mil testes de diagnóstico à Covid-19.

“Desde o dia 1 março, foram realizados mais de 770 mil testes diagnóstico de Covid-19”, número apurado depois de “uma atualização do número de amostras processadas por todos os laboratórios”, disse António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária para atualização de informação sobre a pandemia.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Portugal conseguiu “mesmo passar a barreira dos 20 mil testes diários” no passado dia 15 e “já foram feitos em maio mais testes que no mês de abril”.

No que respeita a testes positivos, “a situação não é igual em todo o país”, sublinhou, referindo que na passada segunda-feira, do total de testes feitos nas regiões do país, a região de Lisboa e Vale do Tejo registou 7% de testes positivos, a do Norte 4%, a do Algarve 2% e as regiões da Madeira, dos Açores e do Alentejo registaram 0%.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 27/05/2020


Covid-19 | Intervenção alimentar

27/05/2020

DGS publica manual dedicado à intervenção alimentar e nutricional

A Direção-Geral da saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, divulgou hoje, 27 de maio, um manual de intervenção alimentar e nutricional no contexto da Covid-19.

Este manual pretende reunir diversas ferramentas e documentos, produzidos para acompanhar as necessidades identificadas em diferentes vertentes e fases da pandemia da Covid-19.

Tem como objectivo facilitar e qualificar a intervenção do ponto de vista alimentar e nutricional, quer no contexto de intervenções de carácter populacional e de âmbito mais geral, quer no contexto da terapia nutricional dos doentes com Covid-19.

O documento encontra-se dividido em três partes: uma primeira, com orientações gerais na área da alimentação em contexto de Covid-19; a segunda, com orientações para a otimização nutricional nos grupos de risco; e a terceira, com orientações para a intervenção nutricional no doente com Covid-19.

Ao longo do manual existem diversos links e anexos que permitem a operacionalização e/ou aprofundar conhecimentos nas mais diversas áreas.

Para saber mais, consulte:

Nutrimento > Manual de Intervenção Alimentar e Nutricional na Covid-19


Covid-19 |Contratação 54 profissionais

27/05/2020

ULS Nordeste reforça recursos humanos para o combate à pandemia

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste reorganizou os seus serviços para o combate à infeção pelo novo coronavírus na região, não só em termos de espaços, de circuitos e de equipamentos, mas também de equipas de recursos humanos, tendo contratado mais 54 novos profissionais desde o início da pandemia.

De acordo com a ULS Nordeste, a sua capacidade de resposta à Covid-19 foi aumentada com a entrada em funções de 41 assistentes operacionais, 12 enfermeiros e um técnico superior do ramo de farmácia «que se juntaram às equipas então no terreno».

Ultrapassado o pico da infeção, «sempre com total capacidade de resposta», está agora em curso a retoma da atividade assistencial programada, nomeadamente o reagendamento e a realização de consultas, cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, revela a ULS Nordeste.

«O plano de retoma da atividade está a decorrer na salvaguarda quer do cumprimento escrupuloso das regras de saúde pública, quer da manutenção da prontidão de resposta necessária a um eventual aumento da incidência da infeção na área de abrangência da ULS Nordeste» destaca ainda a unidade local de saúde.

Para saber mais, consulte:

ULS Nordeste > Notícias


Covid-19 | Patologia Clínica CHTMAD

27/05/2020

Novo equipamento permite reforçar testes e reduzir tempo de resposta

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) passou a dispor de um novo equipamento de biologia molecular rápido, que veio reforçar a sua capacidade tecnológica e possibilitar um maior número de testes realizados à Covid-19.

Alocado ao Serviço de Patologia Clínica, o novo equipamento, «que se diferencia pelo upgrade tecnológico face ao atualmente existente», diz a instituição numa nota divulgada, permite realizar 48 testes de diagnóstico, em simultâneo ou em contínuo, sendo que, para o efeito, não necessita de aguardar o término dos ciclos.

Com este equipamento também é possível realizar testes rápidos (cerca de 50 minutos) para o diagnóstico da infeção pelo SARS-CoV-2, bem como todos os testes passíveis de se realizar por biologia molecular, podendo chegar a um total de 900 testes diários.

Com um investimento de cerca de 340 mil euros, o Serviço de Patologia Clínica do CHTMAD garantirá, assim, uma resposta mais célere a todos os utentes das Unidades Hospitalares de Chaves, Lamego e Vila Real que necessitem de realizar este tipo de teste à COVID-19 no âmbito das diferentes atividades assistenciais.

Para saber mais, consulte:

CHTMAD – http://chtmad.com/


Inquérito Serológico Nacional Covid-19

27/05/2020

Estudo teve início dia 25. INSA esclarece dúvidas sobre a participação

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgou hoje um conjunto de perguntas e respostas que visam esclarecer os eventuais interessados na participação no estudo «Inquérito Serológico Nacional Covid-19», cujo trabalho de campo arrancou no início desta semana.

Questões colocadas:

  • Qual é o objetivo deste estudo?
  • Em que consiste a minha participação no estudo?
  • Porque é importante eu participar?
  • Como são selecionados os participantes?
  • Existem riscos associados à minha participação?
  • Terei algum custo com a minha participação neste estudo?
  • Quem terá acesso à minha informação?

De acordo com o INSA, serão convidadas a participar neste estudo, que tem por objetivo caraterizar a imunidade contra o novo coronavírus em Portugal, pessoas que recorram a um laboratório ou hospital para realização de análises laboratoriais de rotina.

O estudo é desenvolvido pelo INSA em colaboração com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos e com vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Visitas nas prisões

27/05/2020

DGS publica informação sobre procedimentos a adotar nas visitas a prisões

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma informação sobre os procedimentos a adotar nas visitas nos serviços prisionais e tutelares educativos em contexto de pandemia, onde consta, por exemplo, o agendamento das visitas e a limitação da duração das mesmas, que não devem exceder os 30 minutos.

“Nesta primeira fase de abertura às visitas, e sem prejuízo de outras medidas que venham a ser implementadas, importa esclarecer e difundir procedimentos que permitam a sua realização, em condições sanitárias adequadas a esta fase da pandemia”, lê-se no documento, que prevê a retoma das visitas durante o mês de junho.

Além do agendamento e da limitação da duração das visitas, é necessário reorganizar (e se necessário diminuir) o número de lugares disponíveis por parlatório, de forma a garantir o distanciamento físico recomendado de, pelo menos, 2 metros. Deve também ser privilegiado o uso de videoconferência, especialmente se o espaço não permitir manter o distanciamento.

Para evitar aglomerados de pessoas à entrada e saída do espaço, devem ser definidos horários de visitas desfasados.

Em contexto de pandemia de Covid-19, é necessário garantir o cumprimento das regras da etiqueta respiratória, da correta higienização das mãos, do distanciamento físico recomendado e da correta utilização de máscara (desde a entrada até à saída do estabelecimento). Se for identificado um caso positivo, as visitas podem ser temporariamente suspensas.

O espaço destinado às visitas deve ser reorganizado, de forma a assegurar o distanciamento. Caso não seja possível, deve ser considerada a utilização de barreiras físicas que assegurem o contacto visual e auditivo.

Entre outros cuidados, os visitantes não devem usar as instalações sanitárias destinadas aos reclusos/jovens e devem higienizar as mãos à entrada e saída do espaço das visitas.

De ressalvar que as visitas no Hospital Prisional S. João de Deus e na Clínica de Psiquiatria do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo seguirão as orientações que vierem a ser publicadas pela DGS para os hospitais do SNS e adaptadas ao contexto prisional.

Para saber mais, consulte:

DGS > Informação nº 012/2020 de 26/05/2020