Hospitalização Domiciliária: CH Setúbal acompanhou 165 doentes no primeiro ano

12/06/2020

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) acompanhou 165 doentes, dos 18 aos 100 anos, desde o início da atividade, em 11 de junho de 2019, com elevado grau de satisfação dos utentes.

O CHS, que assinalou o primeiro aniversário da hospitalização domiciliária do Serviço de Medicina Interna, anunciou, em comunicado, que “o grau de satisfação de utentes e familiares relativamente ao internamento domiciliário foi superior a 98%”.

Os profissionais de saúde que os acompanharam percorreram “mais de 36.000 quilómetros” na área geográfica do CHS, que abrange os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

A grande maioria dos doentes que beneficiaram deste novo serviço hospitalar tinha mais de 61 anos e apresentava “patologia infeciosa com necessidade de antibioterapia endovenosa”.

A hospitalização domiciliária, que envolve equipas de médicos, enfermeiros e assistentes sociais, em articulação com os restantes serviços hospitalares, “permite assistência médica e de enfermagem no domicílio e assegura todo o tipo de cuidados, tal como no internamento hospitalar convencional”.

De acordo com o centro hospitalar, a admissão de doentes em hospitalização domiciliária está condicionada à verificação de “critérios clínicos, sociais e geográficos”, para garantir a prestação de cuidados em segurança, sem colocar em causa a capacidade de resposta a todos os doentes. O processo inicia-se com uma proposta do hospital, mas está dependente da aceitação do doente e dos familiares.

“A permanência no domicílio reduz consideravelmente o número de infeções hospitalares, o que favorece a recuperação no conforto do seu domicílio, na presença permanente da família. Existe uma maior participação do doente e familiares nos cuidados de saúde, num esforço conjunto entre equipa hospitalar e família na recuperação doente”, salienta o CHS.

Visite:

Centro Hospitalar de Setúbal – http://www.chs.min-saude.pt/