Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 16/06/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 106 | 16/06/2020

Relatório de Situação nº 106 | 16/06/2020

Relatório de Situação nº 106 | 16/06/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Apoio à candidatura nacional à organização da Final 8 da Liga dos Campeões

Apoio à candidatura nacional à organização da Final 8 da Liga dos Campeões
  1. A DGS e a FPF têm realizado um trabalho conjunto profícuo na retoma da principal liga nacional de futebol profissional.
  2. A DGS está envolvida no apoio à candidatura portuguesa à organização da “Final 8” da Liga dos Campeões.
  3. A DGS considera que, fruto do trabalho que tem sido desenvolvido com a FPF e a Liga e da experiência do desenrolar da principal competição de futebol nacional, se encontram reunidas todas as condições para o acolhimento do referido evento em Portugal.
  4. A DGS salienta a estreita articulação que se tem verificado com o grupo de peritos nomeados pela FPF e que permite confiar na existência de todas as condições para receber este evento desportivo em Portugal.
  5. A DGS está, naturalmente, disponível para a continuação da articulação entre as entidades promotoras deste evento e as autoridades de saúde.


Liga dos Campeões de futebol

16/06/2020

DGS apoia candidatura nacional à organização da Final 8

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está envolvida no apoio à candidatura portuguesa à organização da “Final 8” da Liga dos Campeões e afirma, através de comunicado, que se encontram reunidas todas as condições para receber a fase final da edição de 2019/20 da Liga dos Campeões de futebol em Portugal.

No mesmo comunicado, a DGS salientou “a estreita articulação que se tem verificado com o grupo de peritos nomeados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF)”, assim como o “trabalho conjunto profícuo na retoma da principal liga nacional de futebol profissional”.

A DGS considera que, “fruto do trabalho que tem sido desenvolvido com a FPF e a Liga e da experiência do desenrolar da principal competição de futebol nacional, se encontram reunidas todas as condições para o acolhimento do referido evento em Portugal”, assegurando a disponibilidade “para a continuação da articulação entre as entidades promotoras deste evento e as autoridades de saúde”.

Portugal, e Lisboa em particular, têm sido apontadas pela comunicação social como o local que a UEFA poderá indicar para a realização do desfecho das competições europeias.

Para saber mais, consulte:

DGS > Comunicado


Retoma da atividade assistencial

16/06/2020

CHMT com mais consultas, cirurgias e atendimentos

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) iniciou, no dia 4 de maio, o processo de retoma progressiva da atividade assistencial, após ter sido declarado o estado de calamidade no âmbito da nova fase da pandemia pelo SARS-CoV2.

No decorrer do mês de maio, “o CHMT aumentou a atividade em todas as valências da prestação de cuidados de saúde, face a abril de 2020, período sobre o qual o país se encontrava em estado de emergência”.

De acordo com os dados divulgados pela instituição, as consultas médicas, no mês de maio, tiveram um acréscimo de 41% face ao mês de abril. No mesmo período foram realizadas um total de 10 333 consultas, mais 3 011 do que as realizadas no mês anterior. Destaque para o aumento da realização de primeiras consultas em maio, com mais 1412 consultas realizadas do que no mês anterior, o que representa um acréscimo de 80% em primeiras consultas. Este aumento nas primeiras consultas reflete um consistente regresso progressivo à normalidade das consultas presenciais.

No âmbito da atividade cirúrgica programada foram realizadas em maio um total de 253 cirurgias, sendo 184 cirurgias em ambulatório e 69 cirurgias convencionais. A retoma progressiva da atividade centrou-se na cirurgia de ambulatório, uma vez que a atividade muito prioritária, nunca foi completamente cancelada, mesmo no período do estado de emergência.

As sessões de hospital de dia realizadas, no mês de maio, tiveram um aumento de 9% , com um total de 1819 sessões realizadas.

“É seguro para os cidadãos deslocarem-se aos hospitais para realizarem a atividade que têm programada. Os circuitos estão definidos e garantem toda a segurança dos utentes e profissionais de saúde do CHMT”, afirma Carlos Andrade Costa, Presidente do Conselho de Administração.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE – Notícias


Covid-19 | Fiscalização na região LVT

16/06/2020

ACT fiscaliza regras da DGS nos locais de trabalho e viaturas de serviço

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) fiscaliza o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde (DGS) em relação à prevenção da transmissão da Covid-19, nos locais de trabalho, incluindo áreas comuns e instalações de apoio, bem como nas deslocações em viaturas de serviço, em particular, nas áreas da construção civil e das cadeias de abastecimento, transporte e distribuição.

A decisão foi tomada em 3 de junho, pelos Gabinetes do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, da Ministra de Estado e da Presidência, do Ministro da Administração Interna, das Ministras da Modernização do Estado e da Administração Pública, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde e do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

De acordo com o despacho, publicado esta terça-feira, dia 16 de junho, e que produz efeitos na data da sua assinatura, estas áreas são caracterizadas por terem uma grande rotatividade de trabalhadores e onde se tem verificado maior incidência e surtos da doença Covid-19, especialmente nos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

Compete aos serviços e organismos do Ministério da Saúde, assim como aos serviços e estabelecimentos integrados no Serviço Nacional de Saúde, promover o rastreio prioritário da infeção por SARS-CoV-2, focado nas atividades e áreas referidas.

Os serviços, organismos e estabelecimentos devem, por seu turno, promover testes a todas as pessoas relativamente às quais as autoridades de saúde tenham determinado a vigilância ativa, no quadro dos contactos estabelecidos com os trabalhadores cujas áreas estejam sujeitas a grandes rotatividades.

Incidência persistente em algumas áreas da região LVT

Segundo o diploma, e apesar de se verificar uma tendência decrescente do número de novos casos da doença, Covid-19, na maioria das regiões do território nacional, regista-se uma incidência persistente em algumas áreas da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), concretamente, na Área Metropolitana de Lisboa.

Desde o dia 10 de maio, a região de LVT tem representado, de modo consistente, entre 60 % a 90 % do número diário de novos casos notificados no país, sendo que mais de metade se concentram nos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

Após informação recolhida pelos inquéritos epidemiológicos realizados pelas autoridades de saúde, verificou-se que várias cadeias de transmissão se indiciam associadas a áreas de atividade económica caracterizadas por grande rotatividade de trabalhadores, bem como às redes de contactos sociais e familiares dos próprios trabalhadores, destaca ainda o despacho.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 6344/2020 – Diário da República n.º 115/2020, Série II de 2020-06-16
Determina que compete à ACT fiscalizar o cumprimento das regras específicas da DGS, no que respeita à prevenção da transmissão da infeção por SARS-CoV-2, designadamente nos locais de trabalho, incluindo áreas comuns e instalações de apoio, bem como nas deslocações em viaturas de serviço, em particular, nas áreas da construção civil e das cadeias de abastecimento, transporte e distribuição, caracterizadas por grande rotatividade de trabalhadores e onde se tem verificado maior incidência e surtos da doença COVID-19, especialmente nos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra