Estratégia Farmacêutica Europeia: Comissão Europeia lança consulta pública, até 15 de setembro

22/06/2020

A Comissão Europeia lançou, em 16 de junho, uma consulta pública online sobre a estratégia europeia para o setor farmacêutico. Esta estratégia procura garantir o fornecimento de medicamentos seguros e acessíveis na Europa bem como apoiar a indústria farmacêutica na sua posição cimeira na inovação e liderança do setor a nível mundial.

A consulta terá uma duração de 3 meses, até 15 de setembro, e consiste em perguntas sobre temas chave: fabrico de medicamentos e autonomia estratégica, acesso a medicamentos, inovação, sustentabilidade ambiental e desafios para a saúde.

A Estratégia Farmacêutica, que também contribuirá para o novo Programa UE para a Saúde (EU4Health) e que será aplicada em consonância com o programa Horizonte Europa está também alinhada com a Estratégia Industrial para a Europa, as prioridades do Pacto Ecológico Europeu, o Plano Europeu de Luta contra o Cancro e da Estratégia Digital, e visa responder a desafios de longa data, alguns dos quais exacerbados pela crise da Covid-19.

Os contributos poderão ser dados pelas diversas partes interessadas, tais como autoridades públicas, instituições académicas e de investigação, empresas e organizações de negócio, organizações de consumidores, cidadãos da União Europeia e fora dela, organizações ambientais, Organizações Não Governamentais, através do preenchimento do questionário, disponível no site da Comissão Europeia, em EUSurvey.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Estratégia Farmacêutica Europeia em consulta pública