Webinar sobre técnicas de comunicação eficaz e primeiros socorros psicológicos

Webinar sobre técnicas de comunicação eficaz e primeiros socorros psicológicos

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) promove esta terça-feira, pelas 18.00, um webinar com os oradores Miguel Palma e Ana Marques (conselheiros de saúde mental) sobre técnicas de comunicação eficaz e primeiros socorros psicológicos.

De acordo com a informação disponibilizada pela MSF, no webinar serão “apresentadas algumas estratégias essenciais para a uma comunicação mais efetiva e centrada no utente” e “será igualmente explorada, de forma breve, a estrutura dos Primeiros Socorros Psicológicos – um modelo de comunicação e prestação de cuidados que orienta a resposta de profissionais na linha da frente a pessoas em situações de grande angústia ou stress”.

Na apresentação do webinar, a MSF refere que “o estabelecimento de uma relação positiva com utentes e famílias e a implementação de um modelo de cuidados verdadeiramente centrado nas necessidades e vontades dos beneficiários depende de uma comunicação aberta, humana e eficaz”.

A COVID-19 “trouxe incertezas e novos desafios a instituições, funcionários, utentes e famílias, os quais exigem uma comunicação baseada em pressupostos de partilha, clareza, assertividade e empatia”.

Mais informações em https://msfcovid19.org/tecnicas-de-comunicacao-eficaz-e-primeiros-socorros-psicologicos/