CHEDV: renovação de ecógrafos

25/06/2020

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) investiu cerca de 350 mil euros na aquisição de novos equipamentos de ecografia. «No total são sete os novos ecógrafos, já em funcionamento, que renovam e requalificam a capacidade de prestação de cuidados de saúde em vários serviços clínicos», revela o centro hospitalar em comunicado.

De entre as áreas clínicas contempladas, o CHEDV destaca a Cardiologia, em que foi adquirido um ecocardiógrafo com a mais recente tecnologia que permite a obtenção de imagens a 3D e 4D e a possibilidade de cálculos de forma mais automática, melhorando substancialmente a qualidade das imagens adquiridas e reduzindo significativamente o tempo de realização dos exames. De acordo com o centro hospitalar «este investimento vem reforçar a capacidade do Serviço de Cardiologia em termos de realização de exames com uma informação mais completa e precisa, sendo particularmente úteis em determinadas patologias como enfartes, angina de peito ou doença valvular cardíaca».

Outra área abrangida por este investimento foi a Ginecologia/obstetrícia, em que foi também adquirido um ecógrafo com a mais recente tecnologia para a área do diagnóstico pré-natal. Este equipamento permite a realização de ecografias por ultra-sons com tecnologia avançada, especializado em aplicações obstétricas e ginecológicas e oferece imagens em 3D e 4D.

Segundo o CHEDV, o equipamento vem juntar-se a um outro ecógrafo de gama idêntica adquirido em 2018, «ficando assim esta importante área com um parque de equipamentos ao nível da melhor tecnologia existente e totalmente renovado».  Ainda neste serviço foi iniciado um processo de substituição dos ecógrafos de apoio à atividade de rotina, com a aquisição de dois equipamentos que substituíram ecógrafos com mais de 15 anos e que se encontravam tecnologicamente obsoletos.

Uma área que também foi beneficiada «e que já há bastante tempo carecia de renovação foi o Serviço de Radiologia, que recebeu um novo ecógrafo que será utilizado para a atividade de apoio ao Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, bem como aos doentes de ambulatório seguidos na consulta externa» pode ler-se no comunicado.

Foi também considerado neste plano de investimentos o Serviço de Cuidados Intensivos, que passa a dispor de dois novos ecógrafos, sendo um deles portátil «o que lhe confere uma agilidade de utilização muito importante na área da medicina intensiva», segundo o comunicado..

«Estas decisões envolveram um investimento muito significativo e, apesar de não resolverem todas as necessidades da instituição, são um importante passo na melhoria das condições e dos meios ao dispor das equipas médicas para conseguirmos corresponder com a eficácia e a qualidade exigíveis a uma unidade hospitalar que desenvolve uma atividade clínica muito diversificada e com elevada diferenciação», conclui o centro hospitalar.

Para saber mais, consulte:

CHEDV – http://www.chedv.min-saude.pt