Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 09/09/2020: Comunicado Infarmed, Notícias

Infarmed: Comunicado de Imprensa – Suspensão momentânea de vacina para COVID-19

09 set 2020

De acordo com a informação pública, o laboratório farmacêutico AstraZeneca suspendeu momentaneamente os ensaios clínicos que decorrem a nível mundial para avaliar a segurança e a eficácia da sua vacina para a COVID-19. Esta suspensão decorre no seguimento de uma reação adversa verificada num dos participantes do estudo, sobre o qual se aguardam as conclusões sobre a reação adversa e a sua relação coma administração da vacina.


Covid-19 | Vacina

09/09/2020

Suspensão do ensaio visa garantir segurança e eficácia da vacina

A decisão de suspensão dos ensaios da vacina contra o novo coronavírus, por parte da farmacêutica AstraZeneca, tem como objetivo perceber todos os aspetos da eficácia e segurança da vacina, explicou hoje o Presidente do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Rui Ivo, na conferência de imprensa de balanço da pandemia da Covid-19 em Portugal.

O dirigente referiu que, perante o aparecimento de uma reação adversa num participante do estudo, foi decidido pela farmacêutica proceder à interrupção do ensaio e fazer a avaliação da situação.

De acordo com Rui Ivo, esta decisão insere-se na lógica normal da metodologia dos próprios ensaios clínicos e permite avaliar a situação, perceber a que se deve a reação e se pode, ou não, estar relacionada com a vacina.

O Presidente do Infarmed sublinhou que se trata de uma situação normal e que permite ter as respostas necessárias para prosseguir com a investigação.

Rui Ivo recordou que a atual fase dos ensaios (fase 3) tem um número mais alargado de participantes e visa, precisamente, perceber todos os aspetos de qualidade, eficácia e segurança da vacina.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 09/09/2020


Covid-19 | Investimento de 20 ME

09/09/2020

Governo vai reforçar a reserva de equipamentos de proteção individual

Foi lançado o concurso para «aquisição massiva da reserva estratégica de equipamentos e protecção individual», num investimento no valor de 20 milhões de euros (ME), que será aplicado para adquirir máscaras, óculos, viseiras, fatos e outros materiais necessários, afirmou a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde na conferência de imprensa de hoje sobre o balanço da pandemia em Portugal.

Jamila Madeira frisou que «para o Governo a segurança dos profissionais de saúde continua a ser determinante na estratégia de combate à pandemia que adoptámos e por isso, escolhemos a certeza de garantir aos profissionais de saúde todas as condições para que possam trabalhar em absoluta segurança».

A governante referiu que o número de profissionais de saúde infetados ronda os 7,5%, abaixo da média mundial de 10%, segundo a Organização Mundial de Saúde.

“Até ao momento foram infectados 4551 profissionais de saúde, dos quais 1342 enfermeiros, 584 médicos e o restantes técnicos e operacionais”, observou.

A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde revelou ainda que “3892 profissionais já estão recuperados”.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 09/09/2020


App StayAway Covid

09/09/2020

Aplicação móvel de rastreio já gerou 20 contactos para o SNS 24

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24 ) já atendeu 20 chamadas de pessoas informadas através da aplicação (app) móvel StayAway Covid de terem estado em contacto com alguém infetado.

A informação foi avançada hoje pelo Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, à agência Lusa. “Houve 20 pessoas que, desde o início do projeto, ligaram ao SNS 24, dizendo que a aplicação os notificou que tinham tido um contacto de risco”, afirmou.

Na última semana, foram também nove os doentes que introduziram na aplicação o código que permite alertar as pessoas com quem estiveram nos 14 dias anteriores. Para Luís Goes Pinheiro, a possibilidade de estabelecer de forma rápida as redes de contágio é a principal vantagem desta ferramenta, desde logo porque permite às pessoas saber se estiveram em contacto com algum doente, informação que, de outra forma, poderiam nunca chegar a receber.

“Nós não sabemos quem são as pessoas que vão connosco num transporte público, que estiveram connosco num supermercado ou com quem nos cruzamos no dia-a-dia”, explicou.

Por outro lado, Luís Goes Pinheiro considera que a app StayAway Covid não deve ser vista como um fator adicional de ansiedade, mas antes o contrário. “As pessoas não têm que ficar ansiosas por usar uma ferramenta que serve para as ajudar, informando-as de que foram um contacto, e para lhes permitir que possam ajudar os outros”, sublinhou, considerando que a aplicação deve ser vista antes como um complemento importante.

Ao final da manhã desta quarta-feira, a StayAway Covid já tinha sido descarregada em 684.795 telemóveis, um número que para o responsável da SPMS reflete uma positiva tendência de crescimento.

A app Stayaway Covid pode ser descarregada a partir da App Store e da Google Play.